Limpeza, panelas e mais 10 dicas da ciência para economizar na conta do gás
Com mais um aumento nos preços do gás de cozinha entrando em vigor no Brasil nesta sexta-feira (11), vale a pena recorrer à ciência para tentar economizar e pagar mais barato nas contas do mês.
Abaixo, seguem algumas dicas que podem ajudar a dar aquele alívio, ainda que modesto, no momento de colocar a mão no bolso ao utilizar gás de cozinha.
1. Mantenha o fogão limpo
É muito importante que seu fogão esteja limpo no dia a dia, principalmente as bocas, por onde sai a chama. Quando elas estão sujas, o gás não sai direito, e a chama pode ficar amarela.
Essa cor indica que está havendo combustão incompleta, ou seja, há desperdício de gás. O ideal, portanto, é que a chama esteja sempre azul, um indicativo de que a combustão está sendo completa e o gás está sendo bem aproveitado.
Além de se guiar pela cor da chama, pode-se detectar uma combustão incompleta pela fuligem formada. No caso do fogão, isso se reflete na panela ficando preta por baixo, na parte que entra em contato com o fogo.
2. Mantenha as panelas tampadas
As tampas servem para manter o calor contido nas próprias panelas. O calor que sobe quanto elas estão destampadas é energia desperdiçada.
Com a tampa, cozinha-se mais rápido. Sempre que possível, já que nem toda receita permite isso, mantenha as panelas tampadas. O uso de gás será certamente reduzido.
3. Saiba escolher a boca
Um bom jogo de panelas deve ter panelas maiores e panelas menores. Da mesma forma, os fogões costumam ter bocas grandes e bocas pequenas. Parece óbvio, mas o certo é utilizar as bocas grandes para as panelas maiores e as pequenas para as menores.
Uma panela grande numa boca pequena levará mais tempo para ser aquecida, exigindo mais gás. Já uma panela pequena numa boca grande se aquecerá rápido, mas não é necessário usar tanto gás para aquecer um recipiente menor. É preciso fazer a escolha adequada para um melhor uso do fogão, evitando desperdício.
4. Corte os alimentos
Pensando nas aulas de química na escola, talvez você se lembre que, quanto maior a área de contato, mais rapidamente a reação é realizada. Com a comida, é a mesma coisa: se você cortar o alimento em vários pedacinhos, ele cozinha mais rápido, porque você aumenta a superfície de contato dele com a água. Cozimento veloz é economia de gás.
5. Coloque alimentos de molho
Alguns alimentos, como arroz, ervilhas, feijão, lentilhas e grão de bico, se beneficiam ao ser colocados de molho antes do cozimento. Absorvendo água, esses alimentos ficam mais moles, o que significa que será muito mais fácil cozinhá-los em menos tempo. É quase como se você já tivesse iniciado o processo de cozimento, sem sequer começar a usar o gás.
6. Descongele com antecedência
Para aproveitar alimentos que estão guardados no freezer, o ideal é se planejar e descongelá-los com antecedência, um dia antes do preparo. Uma carne, por exemplo, pode ser descongelada aos poucos, ao ser transferida para a geladeira, onde ela vai se manter resfriada, sem estragar.
Ao fazer isso, você evita usar gás para fazer o processo de descongelar
7. Reduza o fogo
Quanto mais aberta a boca do fogão está, maior a chama e mais gás está sendo usado. E nem sempre é necessário cozinhar em fogo alto. Aliás, depois que a água começa a ferver, o ideal é reduzir o fogo.
Enquanto a água está aquecendo, mas ainda não chegou a 100ºC, faz sentido usar a energia do fogo para aquecê-la. Manter o fogo alto depois disso servirá apenas para que ela evapore mais rápido.
8. O vapor é nosso amigo
Como já dito numa dica mais acima, a panela destampada está desperdiçando energia. Por que então não utilizar um outro recipiente para colocar em cima da panela e aproveitar para cozinhar ou reaquecer um outro alimento?
Não dá para fazer isso com qualquer recipiente, é claro. Mas, por exemplo, se você tiver uma escorredeira de metal, que tem furinhos que permitem a entrada desse vapor quente, você pode posicioná-la sobre a panela que está no fogo cozinhando outra coisa para, por exemplo, fazer com que o vapor cozinhe alguns legumes.
Dessa forma, você usa uma única boca do fogão para cozinhar dois alimentos diferentes.
9. Não esqueça da panela de pressão
Panelas de pressão são ótimas opções para economia de gás de cozinha, porque elas foram desenvolvidas justamente para diminuir o tempo de cozimento. Dentro delas, a água pode passar de 100ºC sem ferver, o que acelera bastante o processo e evita o uso prolongado do gás.
É claro que não é possível utilizá-las para todas as receitas, mas dá para usar para fazer carnes, macarrão, sobremesas e muitas outras opções. Na internet, vale buscar se é possível fazer o prato que está na sua cabeça usando a panela de pressão.
10. Evite abrir o forno
Ao usar o forno, é importante que não se abra ele toda hora para olhar o que está acontecendo por lá. Aliás, é por isso que muitos fornos possuem uma lâmpada para que você possa acender e ver, sem necessidade de abrir.
Ao abrir o forno, você deixa o ar quente escapar. Ou seja, vai gastar mais energia para que o forno seja reaquecido internamente, aumentando o tempo de consumo de gás.
É importante também tentar colocar para assar mais de um alimento por vez — claro, desde que eles tenham o mesmo tempo de cozimento.
11. Use papel alumínio
Já que estamos falando de forno, lembre-se de cobrir a comida com papel alumínio quando colocar algo dentro dele. Ao fazer isso, você concentra o calor sobre o alimento, fazendo com que ele seja preparado mais rapidamente. Além disso, ele garante que sua comida fique menos ressecada. Na hora de dourar e dar uma cor, aí sim, fique à vontade para retirá-lo.
12. Cuidado com o ambiente
Se você está cozinhando num lugar com corrente de ar, é melhor fechar portas e janelas para cortá-la. O vento diminui a chama e, como consequência, aumenta o tempo de cozimento. O ideal é que o fogão esteja instalado num local onde não há a formação desse evento. Mas, se for a única opção, é melhor manter as portas e janelas fechadas para acelerar o processo.
Fontes:
Sindigás, UOL Economia, e Manual do Mundo
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.