Como um exame de DNA desvendou por que este lago na Austrália é rosa
Esqueça os filtros do Instagram ou programas de edição de imagens. A cor rosa brilhante do Lago Hillier é real. Localizado na região de Goldfields-Esperance, na Austrália Ocidental, o lago cor-de-rosa até recentemente era um mistério para cientistas justamente por sua curiosa coloração.
Mas recentemente, graças a técnicas modernas de sequenciamento de DNA, a ciência finalmente descobriu por que ele é assim. E tudo tem a ver com uma mistura de bactérias coloridas e algas.
Afinal, por que o Lago Hillier é cor-de-rosa?
Os cientistas Scott Tighe, da Universidade de Vermont, em Burlington, e Ken McGrath, da Microba, empresa de genômica microbiana em Brisbane, Austrália, uniram-se para desvendar o mistério da cor rosa chiclete do Lago Hillier por meio do sequenciamento de DNA.
Tighe, McGrath e seus colegas analisaram as amostras usando uma técnica chamada metagenômica, que sequencia todo o DNA em uma amostra ambiental de uma só vez. O material coletado, por meio de amostras de água e sedimentos, revelou uma grande quantidade de extremófilos — organismos que prosperam em ambientes extremos.
Dos 498 extremófilos descobertos, os tipos mais abundantes no Lago Hillier foram os halófilos, com 249 espécies, e os termófilos, com 175.
Vários desses halófilos eram micróbios coloridos, a exemplo das bactérias púrpuras sulfurosas Salinibacter ruber, que são vermelho-alaranjadas; e algas vermelhas chamadas de Dunaliella salina. A mistura desses micróbios, e possivelmente de outros, explica a cor rosa do lago, diz Tighe em declaração à revista "New Scientist".
E por que esses pequenos seres vivos que habitam o lago são coloridos? A explicação é encontrada nos pigmentos roxo, vermelho e laranja que eles contêm — conhecidos como carotenóides —, e que fornecem proteção contra a salinidade extrema, diz Tighe.
E haja salinidade: o lago é extremamente salgado, cerca de oito vezes mais salgado que o oceano. Alguns dos micróbios descobertos no Hillier parecem ser novos para a ciência, mas ainda precisam ser totalmente caracterizados, finaliza.
Não é só na Austrália
Engana-se quem acha que o Lago Hillier é um caso isolado. Ele é, de fato, o mais conhecido, mas existem outros quatro lagos cor-de-rosa na Austrália: o Field of Pink Lakes, Hutt Lagoon, Pink Lake e Quairading Pink Lake.
Há registro de outros lagos rosa espalhados pelo mundo. Eles podem ser encontrados inclusive na América do Sul. Países como Azerbaijão, Bolívia, Canadá, Espanha, Estados Unidos, México e Senegal também têm lagoas e lagos cor-de-rosa.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.