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Consumidores de internet fixa são os mais insatisfeitos, revela Anatel

Colaboração para o UOL

29/03/2022 21h35

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou ontem (28) uma pesquisa mostrando a satisfação dos consumidores. Os que utilizam telefonia celular, seja ela pré ou pós-paga, foram os mais satisfeitos. Já os que possuem internet de banda larga fixa foram os menos satisfeitos nos resultados.

Segundo os dados da Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida de 2021, que entrevistou cerca de 82 mil consumidores entre julho e dezembro do ano passado, os índices gerais foram:

  • Telefonia celular pré-paga: 7,82;

  • Telefonia celular pós-paga: 7,39;

  • Telefonia fixa: 7,37;

  • TV por assinatura: 7,37;

  • Banda larga fixa: 6,88.

O nível de confiança é de 95%, enquanto a margem de erro é de 5%. Esse é o sétimo ano da pesquisa, mas o primeiro com atualizações sobre a forma de aplicar os resultados.

Agora, é possível mensurar três valores para formar o Índice de Satisfação Geral (ISG). São eles: o quanto o consumidor está satisfeito, o quanto pretende continuar cliente daquela empresa e o quanto está disposto a indicar os serviços para alguém.

De acordo com a Anatel, responsável pela metodologia, esses novos dados chamam-se Índice de Qualidade Percebida (IQP), de que trata o novo Regulamento de Qualidade dos Serviços de Telecomunicações (RQUAL).

As mudanças foram feitas para não só aperfeiçoar os resultados, como também para o uso na composição do Selo de Qualidade previsto pelo RQUAL.