Consumidores de internet fixa são os mais insatisfeitos, revela Anatel
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou ontem (28) uma pesquisa mostrando a satisfação dos consumidores. Os que utilizam telefonia celular, seja ela pré ou pós-paga, foram os mais satisfeitos. Já os que possuem internet de banda larga fixa foram os menos satisfeitos nos resultados.
Segundo os dados da Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida de 2021, que entrevistou cerca de 82 mil consumidores entre julho e dezembro do ano passado, os índices gerais foram:
Telefonia celular pré-paga: 7,82;
Telefonia celular pós-paga: 7,39;
Telefonia fixa: 7,37;
TV por assinatura: 7,37;
Banda larga fixa: 6,88.
O nível de confiança é de 95%, enquanto a margem de erro é de 5%. Esse é o sétimo ano da pesquisa, mas o primeiro com atualizações sobre a forma de aplicar os resultados.
Agora, é possível mensurar três valores para formar o Índice de Satisfação Geral (ISG). São eles: o quanto o consumidor está satisfeito, o quanto pretende continuar cliente daquela empresa e o quanto está disposto a indicar os serviços para alguém.
De acordo com a Anatel, responsável pela metodologia, esses novos dados chamam-se Índice de Qualidade Percebida (IQP), de que trata o novo Regulamento de Qualidade dos Serviços de Telecomunicações (RQUAL).
As mudanças foram feitas para não só aperfeiçoar os resultados, como também para o uso na composição do Selo de Qualidade previsto pelo RQUAL.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.