Topo

Rossgram: conheça a cópia russa do Instagram

Rossgram.ru
Imagem: Rossgram.ru

Ellen Alves

Colaboração para Tilt

29/03/2022 14h51

Uma das primeiras consequências do boicote das nações ocidentais à Rússia, após a invasão da Ucrânia, foi a saída de empresas e o bloqueio de serviços digitais. Assim como YouTube e Twitter, o Instagram não funciona no país desde o último dia 14, deixando 80 milhões de usuários desassistidos.

A solução para o problema foi pouco criativa. Empreendedores russos lançaram na segunda (28) um aplicativo próprio para compartilhamento de fotos e vídeos, muito semelhante ao Instagram: o Rossgram.

Neste primeiro momento, o acesso ao Rossgram está aberto apenas para os principais influenciadores do país e parceiros, como patrocinadores e investidores. Os usuários comuns poderão criar suas contas em abril.

Como funciona?

É basicamente uma cópia do Instagram, que permite compartilhamento de imagens e vídeos. Até o layout, o logotipo e a paleta de cores lembram muito o app da Meta.

Mas há algumas diferenças. O app russo promete oferecer funções adicionais, como crowdfunding (financiamento coletivo por meio de doações) e acesso pago a alguns conteúdos.

Mc Rússia

Este não é o primeiro caso de soluções alternativas - e questionáveis - para o fechamento de negócios de empresas norte-americanas e europeias na Rússia.

Uma cadeia de fast-food local, chamada Uncle Vanya's, registrou um logo bem semelhante aos clássicos "arcos dourados", do McDonald's, assim que o restaurante deixou o país, e tem funcionado com o mesmo menu e instalações.