WhatsApp deve ter novo limite para encaminhar mensagens; veja 5 novidades
O WhatsApp ampliou os testes de um novo limite para o número de vezes que uma mensagem pode ser encaminhada dentro da plataforma. Depois da versão beta do Android, chegou a vez do iOS (do iPhone) ganhar o recurso.
Segundo o site WaBetaInfo, que costuma antecipar testes e acertar rumores, a mudança impede que mensagens que já tenham sido retransmitidas sejam encaminhadas para mais de um chat em grupo ou contato.
Por exemplo: a pessoa só poderá reencaminhar uma única vez um conteúdo (como notícia/foto/meme) que já foi compartilhado outras vezes.
Ainda não há confirmação do WhatsApp sobre quando a novidade será liberada. Mas, caso se confirme, será mais um passo da empresa em implantar estratégias para limitar spam e a disseminação de fake news.
Por dentro do teste
Na tela divulgada pelo WaBetaInfo é possível ver a frase "mensagens encaminhadas só podem ser enviadas para apenas um grupo de chat".
Tradicionalmente, como a comunicação no WhatsApp tem criptografia (que impede que a empresa tenha acesso aos chats), as mensagens incluem uma espécie de código "contador". Ele ajuda a identificar a frequência do compartilhamento de conteúdos no app.
Nesse processo, o sistema da empresa identifica o que circula dentro dele como:
- "mensagem encaminhada"
Especula-se, neste caso, que a nova regra limite o envio desse tipo para até cinco conversas ou grupos —isso já acontece no Brasil desde 2020. A novidade é que a função poderá ser liberada para outros países.
- "mensagem encaminhada muitas vezes"
A ideia, a partir do novo teste, é que esse tipo de conteúdo só possa ser retransmitido uma única vez.
Essas alterações foram observadas nas versões beta abaixo:
- 22.7.0.76 para iOS
- 2.22.7.2 para Android
Outras mudanças que podem chegar no app
1. Emojis
O WhatsApp também pode estar prestes a liberar reações de mensagens com emojis. Testes sobre isso já foram descobertos, segundo o WaBetaInfo.
2. Enquetes
Função de enquetes dentro de grupos. Ao invés de apenas usar emojis soltos nas conversas, as pessoas poderão expressar suas emoções por meio de reações a mensagens, links, fotos e vídeos nos chats individuais ou em grupo.
3. Novo design para câmera do WhatsApp e chegada de "Comunidades"
Em fase de desenvolvimento, o recurso de câmera parece estar passando por mudanças em seu design, junto com a interface de seleção de mídias (fotos, vídeos, Gifs). Os testes já tinham sido identificados no iOS em fevereiro. Nesta semana, apareceram no Android (versão beta 2.22.8.11).
Para ativar a câmera do celular a partir do WhatsApp, é preciso atualmente selecionar o símbolo de máquina fotográfica, localizado no centro da tela (ao lado de "Chamadas" e "Conversas"). Esse espaço poderá dar lugar a uma nova função chamada "Comunidade".
A alteração poderá ser usada para administrar os grupos mais fácil, por exemplo. No entanto, ainda não se sabe como seria esse gerenciamento. A expectativa é de que seja possível dividir os grupos por categorias: trabalho, estudos, lazer etc.
4. Dois idiomas
Com o intuito de ampliar o alcance do aplicativo em países onde ainda não é tão popular, o WhatsApp iniciou testes, de acordo com o WaBetaInfo, com dois novos idiomas: amárico (um idioma afro-asiático) e somali (o idioma oficial da Somália, Somalilândia e Etiópia).
Caso seja confirmada, a adição dos idiomas fará o WhatsApp suportar mais de 40 línguas diferentes.
*Com texto de Ellen Alves
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.