'Tiktokização' do Instagram? Vídeos com menos de 15 minutos vão virar Reels
O Instagram anunciou que começou hoje (5) um período de teste no mercado brasileiro que reformula a apresentação de vídeos. Agora, todos os novos vídeos com menos de 15 minutos serão publicados no formato de Reels.
Além disso, a aba "Vídeos" deixará de existir. Seu conteúdo será transferido para a área Reels.
O objetivo, segundo a plataforma, é simplificar a experiência do usuário. "Cada vez mais, nossa comunidade vem para o Instagram para se entreter e, por isso, queremos facilitar ainda mais a criação e descoberta de vídeos na plataforma", afirma o comunicado à imprensa.
Os vídeos de até 15 minutos agora também podem ser editados com os mesmos recursos já disponíveis para Reels.
Difícil não detectar a forte influência do TikTok, app concorrente que popularizou o conceito de vídeos curtos verticais. Segundo estudo da consultoria Statista, o Brasil é o segundo maior mercado do aplicativo da chinesa Bytedance. Entre julho de 2020 e junho de 2021, 40% dos brasileiros afirmaram ter usado o TikTok. Só perdemos para a própria China, com 70%.
Ainda não se sabe se esta mudança na usabilidade do Instagram será considerada permanente. Ela também está sendo testada na Coreia do Sul. E não é a primeira vez que o Instagram escolhe os criadores brasileiros como "cobais": nós fomos os primeiros a experimentar o formato de Reels, em 2019.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.