Só 'foto de agora': rede social que proíbe filtros cresce 315% só em 2022
Esqueça Twitter, Instagram e TikTok. Agora, a rede social da moda para a geração Z (aqueles nascidos entre o final dos anos 1990 e 2010) é o BeReal. O app foca em imagens espontâneas, em tempo real, sem filtros.
Dados da plataforma Apptopia compilados pelo site Axios, mostram que o BeReal tinha cerca de 480 mil usuários em dezembro. Em fevereiro, triplicou a base, chegando a 1,4 milhão. Em março, já eram mais de 2 milhões. E só na primeira semana de abril, recebeu 737 mil novos inscritos. Apenas no ano de 2022, o crescimento foi de 315%.
Como o nome sugere ("seja real", em inglês), a nova rede social incentiva um registro mais realista e autêntico. Para isso, há várias limitações.
As fotos são feitas pelas câmeras traseira e frontal simultaneamente. Além disso, o usuário tem apenas dois minutos para enviar a postagem, o que dá pouco tempo para ajeitar ou editar qualquer foto. Filtros são proibidos. Se ele postar depois do prazo, seus seguidores serão avisados.
Por que tanto sucesso?
As redes sociais tradicionais têm sofrido críticas cada vez mais intensas por apresentar imagens editadas e um falso senso de realidade, com impactos na autoestima e na saúde mental dos usuários, especialmente os adolescentes.
BeReal propõe justamente o contrário. O objetivo é que as pessoas não pareçam perfeitas, mas que possam ser criativas com o dia a dia.
Além disso, ele oferece várias ferramentas para gerar interatividade e obrigar os usuários a sempre postarem alguma coisa. Por exemplo: você não pode ver a foto dos outros usuários até as suas próprias estarem carregadas. E você só pode subir uma por dia — eles não querem que você se dedique apenas à plataforma.
O conceito não tem apelo apenas com a geração Z. De acordo com o site de dados data.ai, parte dos usuários são millenials (nascidos entre 1980 e meados dos anos 1990). Neste primeiro trimestre, o app ficou em 4º lugar no ranking de downloads nos Estados Unidos, Reino Unido e França (onde foi criado). Perdeu apenas para Instagram, Snapchat e Pinterest.
Segundo o Axios, o marketing boca-a-boca é principal forma de crescimento do BeReal. Especialmente dentro das comunidades universitárias - um fenômeno similar ao que aconteceu com o Facebook em seus primórdios.
É possível usar no Brasil?
Sim! O BeReal pode ser baixado em todas as lojas dos sistemas operacionais. Mesmo assim, ainda não está disponível em português.
Veja como criar uma conta:
1. Coloque seu nome completo;
2. Coloque a data de nascimento:
3. Acrescente seu número de telefone. Você receberá um código para verificação via SMS;
4. Crie um apelido (username);
5. Pronto! É só se conectar com amigos e começar a postar.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.