'Como tirar título de eleitor' lidera pesquisas no Google; saiba como fazer
O primeiro turno das eleições de 2022 será realizado só no dia 2 de outubro no Brasil, mas pesquisas no Google relacionadas ao tema já estão em alta. Segundo dados do Google Trends, ferramenta que monitora o interesse de assuntos na internet, as consultas por "eleição" entre 6 de março e 5 de abril deste ano foram 9% maiores do que o registrado em 2018 para o mesmo período.
As palavras "título de eleitor" foram as mais buscadas dentro do mesmo tema. Entre as dez pesquisas mais populares sobre eleição, oito estavam relacionados ao documento, sendo a primeira delas a pergunta: "como tirar o título de eleitor?".
Abaixo, confira lista completa com base nos dados da empresa:
- Como tirar o título de eleitor?
- Como transferir título de eleitor?
- Como fazer o título de eleitor online?
- Como regularizar o título?
- Título cancelado, o que fazer?
- Até quando pode tirar o título?
- Onde tirar o título de eleitor?
- O que é filiação?
- Como saber o número do título de eleitor?
- Como mudar o local de votação?
Por que o título está em alta?
Seguindo uma tendência das eleições presidenciais dos Estados Unidos —quando celebridades pediram para as pessoas comparecerem às urnas—, uma campanha foi lançada no Brasil para estimular os mais jovens a tirar o documento. Famosos como Anitta, Juliette, Gil do Vigor e Luísa Sonza ajudaram a engajar o tema.
Tribunal Superior Eleitoral afirma que cerca de 13% da população com idade entre 16 e 17 anos está apta a votar. Por isso, ele destaca que é importante que esse público compareça no dia das eleições para exercer seu direito.
Até o dia 21 de março, 854.685 jovens de 15 a 18 anos solicitaram a emissão do primeiro título de eleitor, segundo dados do TSE.
Como tirar o título de eleitor online?
O prazo para que jovens tirem o título de eleitor e possam votar nas eleições deste ano termina no próximo dia 4 de maio. É possível solicitar o documento pela internet. Confira a seguir o passo a passo de como fazer:
1. Disponível na página do TSE, é preciso acessar o sistema TítuloNet.
2. Ao entrar no site, a pessoa deverá selecionar o estado em que reside e, na sequência, receberá informações sobre os documentos necessários para realizar o processo.
3. Após as informações iniciais, o usuário será direcionado para uma página de identificação. Logo no primeiro campo, marque a opção "não tenho título de eleitor". Você receberá um alerta de que os dados que serão informados na sequência devem coincidir com os constantes no documento de identificação.
4. Em seguida, basta preencher informações como nome completo, nomes do pai e mãe.
5. O próximo passo será preencher os campos de documentação e informações pessoais (como se você possui irmãos e se deseja ser mesário voluntário).
6. Para verificar se a pessoa é quem ela diz ser, o sistema pede o envio de pelo menos quatro fotografias para comprovar a identidade dos futuros eleitores.
- A primeira delas é uma selfie segurando um documento oficial de identificação.
- As outras duas são da própria documentação (frente e verso) usada pela pessoa para se identificar na primeira foto.
- A quarta é a foto de um comprovante de residência.
Certificação de quitação do serviço militar é obrigatório para homens com idade entre 18 e 45 anos que ainda não tenham título eleitoral.
Importante destacar que o atendimento virtual não garante a regularização da situação do eleitor, já que o requerimento deverá ser analisado e concluído pela unidade da Justiça Eleitoral. Acompanhe o desenrolar do cadastrado até ter ter acesso ao seu título de eleitor.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.