Blueticks: empresa permite agendar mensagem no WhatsApp, mas é seguro?
Em abril, a Blueticks, uma extensão do Google Chrome que permite agendar mensagens no WhatsApp Web e gerenciar tarefas, começou a operar no Brasil.
Mas entre os serviços que a Blueticks oferece para empresas está também o disparo de mensagens em massa. A tática, que pode ser confundida com spam, é polêmica: já fez o próprio WhatsApp processar algumas empresas brasileiras que ofereciam envio em massa pelo aplicativo.
Nos Termos de Serviços do WhatsApp, é ressaltado que o app "está comprometido em utilizar todos os recursos à disposição, incluindo medidas jurídicas, para impedir práticas que violem os Termos de Serviço, como o envio de mensagens automáticas ou [em] massa, ou mensagens comerciais".
Se o teor dos conteúdos for político, a própria Justiça Eleitoral também já se manifestou contra a emissão de mensagens em massa. Ela foi expressamente proibida através da Resolução TSE nº 23.610/2019, que trata de propaganda eleitoral.
Para os pequenos e médios
Segundo Flavia Schuchmann Cukier, gerente de marketing da Blueticks, o principal objetivo dessa função é fazer parte da estratégia de marketing dos pequenos e médios negócios, que precisam de uma ferramenta para otimizar sua operação e comunicação com os clientes.
"Aconselhamos que as campanhas sejam disparadas para base de dados que já tenha aceitado receber comunicações desse número em algum momento anterior", afirma Flávia.
Na descrição da extensão do Chrome, a empresa também pede: "por favor, use esta ferramenta com responsabilidade e evite enviar mensagens de spam". No entanto, não há nenhum mecanismo de restrição contra spam ou para quem abusar da função.
Outra funcionalidade que mira nos pequenos e médios negócios é o gerenciador de tarefas. Ele permite planejar e rastrear atividades diretamente pelo Whatsapp Web e até mesmo criar e atribuir tarefas de trabalho através do mensageiro. "Por meio da plataforma, conseguimos otimizar a gestão das empresas através do WhatsApp", afirma Cukier.
O Blueticks foi lançado em 2019, mas só disponibilizado para o Brasil no ano passado. No mundo, está disponível em 139 países, incluindo Israel e Índia, mercados onde o WhatsApp também é muito popular.
Como usar o Blueticks
1. Acesse a loja de app do Chrome, a Chrome Web Store;
2. Procure pela extensão Blueticks e adicione ao seu navegador clicando em "Usar no Chrome";
3. Abra o Whatsapp Web e vá até o contato para o qual deseja agendar uma mensagem. Você verá que o layout da página estará diferente. No canto inferior direito, ao invés do botão enviar (uma seta), você encontrará uma espécie de relógio. Já no canto superior esquerdo, você vai encontrar uma espécie de menu, com os recursos da ferramenta;
4. Para agendar a mensagem, você deve clicar no relógio do canto inferior direito. Uma caixa de diálogo vai aparecer em que é possível digitar uma mensagem e colocar a data e a hora exata em que se deseja encaminhar a mensagem. O recurso de agendamento não permite anexar arquivos. Na caixa de diálogo, também é possível repetir a mensagem pelo número de dias desejados. Para isso, é só clicar na opção "Custom Recurrence". Em seguida, clique em "Schedule Send" para concluir o agendamento da mensagem;
5. A mensagem agendada ficará em uma caixa flutuante. Caso deseje editar o conteúdo ou o horário/dia agendados, é só clicar em um lápis localizado em cima da caixa.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.