Topo

WhastApp restringe reencaminhamento de mensagens recebidas em grupos

Adriano Ferreira

Colaboração para Tilt, em São Paulo

19/04/2022 11h58

O WhatsApp segue criando novas regras para limitar a propagação de spam e fake news. A mais recente mudança, implementada nesta segunda-feira (18), é a limitação de encaminhamento de mensagens.

Agora, uma mensagem recebida por encaminhamento em um grupo poderá ser reencaminhada somente para um outro grupo por vez. Antes, era possível dispará-la para até 5 grupos simultaneamente, o que facilitava a disseminação de desinformação ou propaganda não solicitada.

Segue inalterado, porém, o encaminhamento manual de mensagens para até cinco conversas e somente um grupo.

Atualmente, toda mensagem encaminhada para cinco ou mais pessoas aparece para o destinatário com o sinal de duas setas duplas e a etiqueta "Encaminhada com frequência". Esse tipo de mensagem só pode ser encaminhada para uma única conversa por vez.

E mais restrições podem surgir nos próximos dias. A empresa afirma que as mudanças nas regras de encaminhamento estão sendo anunciadas de modo gradual.

WhatsApp Comunidades

No dia 14, o WhatsApp divulgou a funcionalidade chamada Comunidades, que pretende trazer mais organização para os grupos. No entanto, os testes no Brasil só serão iniciados depois das eleições, conforme um acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Jyoti Sood, líder de produto do WhatsApp, confirmou em declaração à imprensa: "No Brasil, não faremos mudanças significativas até o fim das eleições". A data para o segundo turno das eleições é 30 de outubro.