Elétrico e futurista: conheça carro da Nasa para transporte de astronautas
Com a proximidade da Artemis, a primeira missão lunar tripulada para a Lua após mais de 50 anos, a Nasa revelou recentemente os detalhes do seu novo veículo futurístico que fará o transporte dos astronautas até a base do lançamento, além de equipamentos.
Desenvolvido pela startup norte-americana Canoo, os veículos, que ainda não têm um nome oficial, são 100% elétricos sem emissão de carbono e têm formato de casulo. Serão fabricadas três unidades que deverão estar prontas até junho de 2023, quando deverão ocorrer os primeiros testes.
A ideia é que eles consigam levar astronautas completamente equipados em um trajeto de 12 km, do Centro de Operações Neil Armstrong até a plataforma de lançamento 39B.
A missão tripulada Artemis não deve rolar até 2024. Antes disso, a Nasa deverá fazer duas missões exploratórias, sem astronautas, ao nosso satélite — uma delas, inclusive, deve ser lançada ainda neste ano.
Além de marcar a volta de humanos à Lua, a Nasa levará a primeira mulher e a primeira pessoa negra ao nosso satélite natural.
Segundo a Nasa, os veículos elétricos da Canoo substituírão a frota Astrovan, veículos desenvolvidos em 1983, de cor prateada, e que transportaram astronautas para ônibus espaciais.
Nas últimas missões tripuladas lançadas de solo norte-americano, os astronautas foram transportados por veículos da Tesla até a base de lançamento. Em todas as ocasiões, os foguetes foram desenvolvidos pela SpaceX - ambas as empresas fundadas pelo bilionário sul-africano Elon Musk.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.