Topo

A curiosa história do youtuber que causou acidente de avião para ter views

Youtuber Trevor Jacob derrubou avião para obter views em seu canal - Reprodução
Youtuber Trevor Jacob derrubou avião para obter views em seu canal Imagem: Reprodução

Colaboração para Tilt*, do Rio de Janeiro

26/04/2022 13h33Atualizada em 28/04/2022 09h56

O youtuber Trevor Jacob teve sua licença de piloto revogada pela FAA (Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos) após ter se envolvido em um acidente de avião. Segundo o órgão, o influencer derrubou a aeronave intencionalmente para obter visualizações na internet.

Jacob não poderá solicitar uma nova licença de piloto por um ano. O vídeo intitulado "I crashed my plane" (Eu bati meu avião, em português) foi postado em dezembro de 2021 e já ultrapassou 2,3 milhões de visualizações no YouTube.

O que rolou?

O caso aconteceu durante um sobrevoo em um avião monomotor na floresta nacional de Los Padres, na Califórnia, em 24 de novembro de 2021. "Estou sobre as montanhas e... estou com um motor desligado", disse Jacob à sua câmera enquanto estava sentado na cabine de comando (cockpit).

Segundo seu relato no vídeo, a hélice havia parado de funcionar. A decisão na sequência foi a de saltar do avião. Ele filmou todo o processo usando um bastão de selfie antes de pousar com seu paraquedas em um campo aberto.

Nas imagens, é possível ver o avião vazio acelerar em direção às montanhas antes de cair no deserto.

A Administração Federal de Aviação passou a investigar o ocorrido e concluiu, em abril deste ano, que Jacob derrubou seu Taylorcraft BL-65 de 1940.

"Em 24 de novembro de 2021, você demonstrou falta de cuidado, julgamento e responsabilidade por saltar de uma aeronave apenas para gravar as imagens do acidente", diz o órgão em sua análise.

"Se você não entregar seus certificados [de aviação] imediatamente, estará sujeito a outras ações legais, incluindo uma penalidade civil de até para $ 1.644,00, para cada dia que você não entregar", completa.

De acordo com a FAA, os indícios que ajudaram na investigação foram:

Excesso de câmeras

  • Jacob anexou diversas câmeras na parte externa de seu avião, incluindo uma lente na direção da hélice para gravar imagens do lado de fora e do interior do avião durante o voo.
  • Ele ainda usou um bastão de selfie para se gravar.
  • A continuidade das gravações após o acidente levantou um alerta dos investigadores.

Mochila de paraquedas

  • Jacob vestiu uma mochila com paraquedas antes de decolar.

Descarte dos destroços

  • A agência descobriu que o piloto havia recuperado e descartado os destroços do avião.
  • As câmeras anexadas na aeronave foram retiradas da aeronave também.

Outras observações

  • A porta do piloto do lado esquerdo foi aberta antes do youtuber alegar falha no motor.
  • Existiu uma falha de contato com o controle de tráfego aéreo na frequência de emergência antes de Jacob pular da aeronave.
  • O piloto não fez nenhuma tentativa de procurar áreas seguras para pousar, apesar das opções disponíveis dentro do alcance de segurança.

Resposta de Jacob

O youtuber postou um vídeo no último sábado (23) comentando que não imaginava que um vídeo de uma aventura iria irritar tanta gente.

Ele declarou ainda que a comunidade da aviação tem sido muito dura com ele. "Estou pensando em desistir completamente [da aviação] porque sou odiado", completou.

*Com informações do site The Guardian