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Empresa de Elon Musk promete testar túnel de alta velocidade ainda em 2022

Conceito da Virgin para o hyperloop; projeto nunca foi concretizado - Reprodução/Virgin
Conceito da Virgin para o hyperloop; projeto nunca foi concretizado Imagem: Reprodução/Virgin

Thaime Lopes

Colaboração para Tilt

26/04/2022 15h32

Elon Musk não para. Além de confirmar a compra do Twitter ontem (25), outra empresa do bilionário também fez um importante anúncio no mesmo dia. A Boring Company revelou que vai retomar o projeto de túneis hyperloop - e o primeiro será testado ainda este ano.

O hyperloop é um sistema de transporte que ainda não saiu do papel desde sua concepção pelo próprio Musk, em 2013. Basicamente, ele funciona como um tubo à vácuo, em que as pessoas são transportadas em pods elétricos a velocidades que ultrapassam os 965 km/h.

Após muitas idas e vindas, o projeto parece que finalmente vai sair do papel após um aporte de US$ 675 milhões em uma rodada de investimentos na semana passada.

Tentativa e erro

Segundo o próprio Musk, sua inspiração para criar o hyperloop foi a California High-Speed Rail (Trilho de Alta Velocidade da Califórnia), um sistema ferroviário que tem previsão de ficar pronto em 2029. De acordo com Musk, o trem-bala californiano será mais caro e menos seguro do que o conceito que ele mesmo desenvolveu.

Em 2013, Musk publicou um documento com quase 60 páginas explicando em detalhes o conceito do hyperloop, especificando que ele seria a solução ideal para distâncias menores que 1.500 km (uma viagem do Rio de Janeiro a Porto Alegre, aproximadamente).

A partir deste documento, várias empresas de engenharia tentaram financiamento para fazer parte do projeto, mas sem sucesso. Nem mesmo a gigante Virgin deu conta do recado.

Depois, entre 2015 e 2019, a SpaceX, também de Elon Musk, começou a promover uma competição anual para que estudantes e quaisquer outros interessados desenvolvessem um protótipo funcional do hyperloop. Mais uma vez, não deu em nada.

Em 2021, o projeto voltou a ser movimentado pela Boring Company, mais uma vez com uma competição para estudantes, mas dessa vez com o desafio de criarem máquinas de túneis para transporte. A Universidade de Munique criou o sistema de orientação mais exato e foi a mais rápida a completar o túnel com uma superfície de condução.