Asteroide viajando a 37 mil km/h passa perto da Terra nesta quinta (28)

Concepção artística de um asteroide no cinturão de Kuiper, no limite do nosso Sistema Solar - Nasa
Concepção artística de um asteroide no cinturão de Kuiper, no limite do nosso Sistema Solar Imagem: Nasa

Por Juliana Stern

Colaboração para Tilt, em São Bernardo do Campo (SP)

27/04/2022 14h24

Um asteroide cujo tamanho pode superar a altura do morro do Corcovado, no Rio de Janeiro, deve passar próximo da Terra nesta quinta-feira (28). Mas não se preocupe: ele não oferece perigo ao nosso planeta.

Segundo a Nasa, o asteroide 418135 (2008 AG33) tem diâmetro entre 350 a 780 m (o morro do Corcovado tem 710 m de altura) e está viajando a uma velocidade 30 vezes maior que a do som. Ele entrará na órbita terrestre a uma velocidade de 37,4 mil km/h.

A nossa sorte é que ele passará a 3,2 milhões de quilômetros do nosso planeta. Isso é cerca de oito vezes a distância média entre a Terra e a Lua.

Longe para nós, perto para um asteroide

Essa distância pode parecer muito grande, mas, para os padrões cósmicos, é como se ele estivesse "tirando um fino" da Terra.

A Nasa costuma alertar sobre qualquer objeto espacial que passe a menos de 193 milhões de quilômetros do nosso planeta, caracterizando-os como "objetos próximos da Terra". Qualquer corpo viajando em alta velocidade a menos de 7,5 milhões de quilômetros da Terra também é classificado como "potencialmente perigoso".

Uma vez que os objetos são identificados, os astrônomos monitoram atentamente, procurando qualquer desvio de trajetória que possa colocá-los em rota de colisão com a Terra.

O 418135 (2008 AG33) foi descoberto em 12 de janeiro de 2008 por pesquisadores no observatório Mt. Lemmon SkyCenter, no Arizona, Estados Unidos.

Ele passa pelo nosso planeta aproximadamente a cada sete anos. A última vez foi em 1º de março de 2015, de acordo com o Centro de Estudos de Objetos Próximos da Terra (CNEOS, na sigla em inglês) da Nasa. Depois da "visita" desta quinta-feira, a próxima deve ocorrer em 25 de maio de 2029.

Rochas maiores virão

Ainda segundo a agência espacial, o 418135 (2008 AG33) não deve ser a maior rocha espacial a se aproximar da Terra nos próximos dias. Em 9 de maio, teremos um asteroide cujo diâmetro pode chegar a 860m.

Identificado como 467460 (2006 JF42), ele se desloca ainda mais rápido, alcançando 40,7 mil km/h na órbita terrestre. Porém, ele não chegará tão perto: 5 milhões de quilômetros de distância do nosso planeta, em seu ponto mais próximo.

Coincidência ou não, no domingo (25) a China anunciou planos de testar se é efetivo usar o impacto de uma espaçonave para desviar a órbita de um asteroide. O experimento deve acontecer até 2026. EUA também já lançou uma missão com objetivo parecido.