Roda: Twitter libera opção para compartilhar com grupos de até 150 pessoas
O Twitter anunciou nesta terça-feira (3) que que está testando uma nova função, batizada de Roda do Twitter, em que o usuário tem a opção de restringir seus tuítes para um seleto grupo de 150 pessoas à sua escolha, incluindo seguidores e não seguidores.
A proposta é semelhante ao que já ocorre em outras redes sociais, como a função Melhores Amigos do Instagram e o Google+. Por enquanto, o novo recurso, que já fez parte do rol de funções do Twitter no passado, não está disponível para todas as pessoas e apenas alguns usuários foram contemplados para testá-la.
"Agora estamos testando o Twitter Circle [Roda do Twitter, em português], que permite adicionar até 150 pessoas que podem ver seus tuítes quando você deseja compartilhar com um público menor", disse um comunicado da empresa no perfil @TwitterSafety.
Como vai funcionar
Ao postar um tweet, a pessoa pode escolher a audiência que vai recebê-lo: Twitter Circle ou Todos. Se a pessoa optar pelo post "privado", apenas aquele seleto grupo poderá ler e responder ao tweet.
É importante frisar que essa pequena audiência não poderá retuitar quando o post tiver restrito. Claro, isso não impede capturas de tela ou downloads de qualquer conteúdo no Twitter
Também continuará sendo possível fazer posts públicos para todos dessa rede social. Como o Twitter não permite que uma conta seja privada, a ideia da empresa é que agora os usuários sejam capazes de bloquear certos tweets para seu seleto grupo ao invés de uma conta inteira.
O usuário também não vai ficar "preso" às 150 pessoas que ele optou por incluir em seu círculo inicial. É possível editar a seleção de amigos, removendo ou adicionando outras pessoas, desde que o número se limite a 150.
Quem está em um círculo não pode se retirar dele, mas é possível silenciar a discussão.
De acordo com o Twitter, esse recurso é diferente de suas Comunidades, que também privam tweets, mas tem o propósito de se restringir a discussões específicas, enquanto o Circle são apenas tweets padrão que não estão disponíveis para todos verem.
Por enquanto, os poucos escolhidos que terão acesso ao Twitter Circle só podem criar um único Círculo, e apenas a pessoa que cria o Círculo pode ver a lista de pessoas que estão nele. O recurso está disponível para eles no iOS, Android e web.
Repercussão
A nova função já tem dividido os usuários no Twitter. Um deles, identificado como Jim (@n_equals_42), comentou que a sugestão de melhoria é boa, mas o número permitido dentro do seleto, 150 pessoas, é muito baixo, especialmente para aqueles que têm muitos seguidores.
Já o perfil Laura G (@IndieLauraSDG) sugeriu que o Twitter desse a opção aos usuários de ter uma conta privada apenas aos seus seguidores: "Seria incrível poder restringir esses tweets a um círculo especial OU apenas seguidores".
David Penfold (@PenfoldDavid), outro usuário da rede social, disse que não tem certeza se esta função é uma boa ideia. "Poderia potencialmente criar câmaras de eco", disse o post.
O fenômeno das câmaras de eco, também conhecido como câmara de eco ideológica ou filtro bolha, é uma descrição metafórica de uma situação em que informações, ideias ou crenças com determinado viés são amplificadas ou reforçadas pela comunicação e repetição dentro de um grupo, especialmente no meio digital.
A adição desse recurso vem após algumas semanas bastante tumultuadas para o Twitter, envolvendo a compra da empresa pelo bilionário Elon Musk. Apesar disso, as pendências corporativas não impediram a empresa de testar novas funções.
O recurso está em andamento desde pelo menos o ano passado, aparecendo com a marca "Trusted Friends" e "Facet" para as configurações, e no início deste ano com o nome "Flock".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.