Esqueceu o carregador? Veja dicas para economizar a bateria do celular
Aqueles momentos em que a bateria está quase acabando são tensos quando você precisa ter energia no celular na rua, mas esqueceu de sair de casa com o carregador. Mas calma!
Tilt mostra como sobreviver com pouca energia no seu aparelho até conseguir recarregar a bateria. Primeiro tratamos do Android, mas lá no fim falamos do iPhone, que tem modos semelhantes de poupar carga. Vamos lá:
Reduza o brilho da tela
Essa dica é fácil e rápida para economizar a bateria do seu smartphone, pois o brilho em um nível alto é um dos principais causadores de gasto de energia.
- Na tela do seu celular, deslize o dedo de cima para baixo;
- Nas configurações rápidas que surgirão, reduza o brilho no controlador.
GPS
Se você não estiver perdido ou não precisa ver um trajeto para algum lugar, desative o GPS, que é uma funcionalidade usada por alguns apps sem que você perceba.
- Vá no canto inferior direito das configurações rápidas, encontre a opção "Localização" e simplesmente desabilite essa função no botão "Usar localização";
- Caso essa função esteja nas configurações rápidas, deslize o dedo de cima para baixo na tela. Em seguida, você pode achar o ícone e desativá-lo na hora.
O passo 1 também serve para ajudar a encontrar outras funções, como Bluetooth e Economia de Bateria, caso você não as encontre nas configurações rápidas.
Economia de bateria
O próprio Android já tem uma funcionalidade para você poupar energia. Aproveite esse recurso que deixa o sistema menos veloz e encerra aplicativos em segundo plano:
- Na tela do seu celular, deslize o dedo de cima para baixo;
- Nas configurações rápidas, toque em "Economia de bateria".
Desabilite o Bluetooth
Newsletter
Um boletim com as novidades e lançamentos da semana e um papo sobre novas tecnologias. Toda sexta.
Quero receberTudo o que você puder desativar no seu celular vai ajudar a gastar menos bateria e o Bluetooth está dentro do pacote. Então vamos lá:
- Na tela do seu celular, deslize o dedo de cima para baixo;
- Nas configurações rápidas, desative o Bluetooth clicando no ícone da função.
Desative a inconveniência do Assistente
O Google Assistente é ótimo para a correria do cotidiano, mas não quando você está precisando de menos funcionalidades ativas no Android — sobretudo para economizar bateria. Não se preocupe, ela vai entender esse "block":
- Primeiro vá no navegador Chrome. Em seguida, no canto direito superior da tela, toque em nos três pontinhos, prossiga em "Configurações" e depois em "Serviços do Google;
- Na tela seguinte, continue em "Google Assistente no Chrome" e desabilite a "Ajuda proativa".
Pare manualmente os aplicativos em segundo plano
Enquanto seu celular está sendo usado para uma função, sabia que apps podem estar rodando em segundo plano? Por isso é melhor dar um descanso para os bichinhos:
- Acesse as "Configurações" do seu Android e toque em "Apps e notificações";
- Prossiga em "Informações do App". Na lista que aparecerá, escolha um aplicativo e vá em "Desativar".
Remova os widgets do seu celular
Quem é que não gosta dos tão práticos widgets? Mas em tempos de pouca energia, é preciso tomar medidas de fato enérgicas.
Eles permitem que você visualize ou acesse algumas utilidades de diversos apps ou funções, mas isso tem um custo: maior consumo de bateria, porque eles ficam rodando em segundo plano.
- Toque no widget na tela do seu celular e arraste para cima da tela até chegar em "Remover";
Barre as atualizações automáticas
Os aplicativos que você baixou no celular sempre são atualizados automaticamente por padrão pela Play Store em conexões wi-fi ou dados móveis. Evite o uso desse recurso para economizar ainda mais na bateria.
- Vá no app Play Store e prossiga no ícone do seu perfil, no lado direito superior, e em seguida selecione "Preferência de rede" na parte de "Configurações";
- Na opção "Atualizar apps automaticamente", escolha "Não atualizar apps automaticamente" e por fim vá em "Concluído".
E no iPhone?
No iPhone é basicamente a mesma estratégia, mas com especificações do sistema iOS. Nele, também é possível reduzir o consumo de bateria na central de controle ao adotar o "Modo pouca energia", desativar o iCloud, a assistente de voz Siri, o AirDrop e a localização, além de paralisar as atualizações de notificações, atualizações em segundo plano e Bluetooth.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.