Aluguel de ônibus e entrega por robô: Uber anuncia recursos; veja mais
A Uber anunciou ontem (16) uma série de novos recursos durante seu evento global de produtos, Go Get 2022. As novidades —algumas ainda em teste— são focadas em atrair motoristas para a plataforma e ter mais usuários.
Alguns exemplos de recursos são: a possibilidade de alugar ônibus e vans, receber entregas com robôs e ter a comodidade de pedir comida dentro de estádios.
Veja abaixo nove principais destaques anunciados pela Uber. Alguns deles são interessantes, mas nem todos estarão disponíveis no Brasil.
1. Viagens
O recurso Uber Travel tem o objetivo de ajudar a pessoa se locomover quando não estiver em sua cidade natal. Os passageiros interessados podem vincular o perfil do Gmail às suas contas Uber, permitindo que a plataforma tenha acesso a dados como reserva de voo e hotel. Até sugestão de restaurantes o app pode oferecer a partir disso.
Segundo a empresa, a pessoa pode agendar viagens para cada um desses eventos, e a Uber devolverá 10% em Uber Cash.
O Uber Travel está disponível desde ontem nos EUA. O Canadá passa a oferecer a novidade dentro de algumas semanas.
No Reino Unido esse recurso será um pouco diferente. A Uber fará um teste dando aos usuários a opção de reservar trens, ônibus e aluguel de carros, a partir deste mês.
2. Aluguel de ônibus
O Uber Charter, que está sendo lançado nos EUA, é uma parceria com a US Coachways, um serviço de ônibus nacional, que permite que os passageiros reservem veículos grandes como ônibus e vans diretamente pelo aplicativo Uber.
Um dos benefícios para o usuário é que será possível organizar o transporte de grupos de pessoas — como numa festa, por exemplo.
Ainda não está claro com que antecedência a pessoa precisará fazer a reserva do veículo, mas os preços passam a ficar disponíveis para o usuário escolher o melhor negócio.
A novidade, por enquanto, estará disponível apenas em algumas cidades norte-americanas. A listagem com os municípios que contaram com o serviço ainda não foi divulgada.
3. Vouchers de eventos
O Uber Vouchers pode ser útil em casamentos e outros eventos. É um serviço que estava disponível para empresas, mas agora qualquer pessoa poderá usar.
Digamos que você quer facilitar a chegada dos seus convidados e quer ajudar nos custos desse transporte, com o Uber Vouchers é possível que preencher os detalhes desse evento, como a localização, e definir um valor máximo que você pagará.
Na sequência, é só compartilhar um código com os convidados e o valor desse transporte não ficará integral para outras pessoas.
4. Uber elétrico
O Uber Green permite que você solicite uma carona num veículo híbrido ou elétrico. O recurso já existe há algum tempo em algumas cidades, mas a nova opção "Comfort Electric" permite especificamente solicitar uma carona em um "EV premium" (um carro mais sofisticado; pense em um Tesla ou Polestar).
A atualização está disponível em Los Angeles, San Francisco, San Diego e Dubai.
O preço é algo entre um Uber Comfort e Uber Black, de acordo com a Uber.
5. Mapa de postos de recarga de bateria
Já para os motoristas que utilizam veículos elétricos, a Uber está lançando o mapa de carregamento. A ferramenta mostra os carregadores de veículos elétricos mais próximos, suas velocidades de carregamento e navegação para chegar lá —isso deve facilitar para os motoristas recarregarem seus carros durante o turno, por exemplo.
Além disso, o EV Hub fornece aos motoristas informações sobre incentivos estaduais e federais para mudar para EVs, descontos para determinados EVs e uma ferramenta de comparação de custos.
A ferramenta também mostra a estimativa de custo de propriedade para um EV versus um veículo movido a gasolina. A Uber tem o objetivo de se tornar uma plataforma de mobilidade totalmente elétrica até 2030 nos EUA e no Canadá.
Atualmente, o Hub está disponível para motoristas nos EUA e no Canadá. Segundo a empresa, a mudança se tornará global este ano. Contudo, não divulgou como será isso nos locais em que os veículos elétricos não funcionam.
6. Uber Eats: pilotos de entrega autônoma
A Uber anda investindo nas entregas autônomas (ou seja, sem necessidade de humanos entregando a comida). Para isso, firmou parceria com a startup de entrega por meio de robôs Serve Robotics e a empresa de tecnologia de veículos autônomos Motional.
A novidade começará a funcionar de maneira piloto (teste), com poucos entregadores remotos em West Hollywood e Santa Monica, Los Angeles (EUA).
Vale lembrar que a Uber Eats deixou o Brasil em janeiro deste ano. Logo, não será um recurso que os brasileiros irão ter acesso.
7. Pedido por voz
Ao integrar o Google Assistente à plataforma Uber Eats, os clientes poderão fazer os pedidos através de comando de voz.
Tudo o que eles precisam fazer é dizer "OK Google" e pedir ao telefone para pedir uma refeição em um restaurante no aplicativo.
O recurso está disponível em inglês em todo o mundo, com mais idiomas programados para serem lançados em breve, segundo a Uber.
8. Entrega de comida nos estádios
O Uber Eats também estará disponível em breve em algumas arenas e estádios esportivos.
É claro que não envolve motoristas trazendo comida até você na arquibancada, mas a pessoa poderá fazer um pedido nos restaurantes da arena e buscá-lo quando quiser.
O novo recurso está sendo lançado inicialmente em:
- Dodger Stadium e no Angel Stadium - Los Angeles
- Yankee Stadium - Nova York
- Capitol One Arena - Washington, DC
- Minute Maid Park - Houston
- PayPal Park - San Jose
- Roazhon Park - Rennes, França
9. Programa de fidelidade
Uber One, o programa de fidelidade da Uber, está oferecendo novas vantagens para membros com parceiros como Marriott Bonvoy, Clear e Obé Fitness.
O Uber One também está se expandindo para o México, Alemanha e Reino Unido.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.