Topo

Instagram ganha novo visual, mas público não está feliz com novidades

Posts em tela cheia devem deixar Instagram mais parecido com o TikTok - Divulgação/Instagram
Posts em tela cheia devem deixar Instagram mais parecido com o TikTok Imagem: Divulgação/Instagram

Adriano Ferreira

Colaboração para Tilt, em São Paulo

24/05/2022 19h37

Talvez você não tenha notado, mas o ícone do aplicativo do Instagram mudou de visual nesta semana: ficou mais iluminado e com cores mais vivas por causa do novo gradiente.

Segundo a rede social, o layout ganhou um estilo que enfatiza o conteúdo, enquanto a fonte dos textos usados na plataforma também passou por reformulação. Mas muita gente parece não ter gostado do novo visual, a julgar pelas reações no Twitter.

As mudanças na parte estética da rede social aconteceram depois de algumas semanas de testes de um novo feed de tela cheia, recurso parecido com o TikTok.

instagram - Divulgação/Instagram - Divulgação/Instagram
Posts em tela cheia devem deixar Instagram mais parecido com o TikTok
Imagem: Divulgação/Instagram

No Twitter, está rolando uma espécie de "Reclame aqui" sobre as atualizações no design. Parece que o público não quer mais o visual do TikTok fora dele:

Neste tuíte foi dito que o design do concorrente está melhor:

Teve gente tão indignada que até sentiu vontade de partir para a agressão:

Estão querendo uma atualização para desatualizar as novidades:

Até imagem editada foi usada para expressar a insatisfação:

Neste tuíte, a atualização do Instagram levou o patamar de "a pior":

E esta tuiteira "foi obrigada" a ver o que não gostaria:

Por que o Instagram mudou de visual?

O logotipo atualizado aparece não só no ícone do app, mas também nas figurinhas usadas nos nos stories. Na função "Criar", o gradiente atualizado também está presente.

Instagram: novo ícone - Divulgação/Instagram - Divulgação/Instagram
Antigo ícone do Instagram, à esquerda, e o novo, à direita: cores ficaram mais vibrantes
Imagem: Divulgação/Instagram

Em seu blog oficial, a rede social diz: "Nosso novo sistema de design coloca o conteúdo no centro, com foco na simplicidade e na autoexpressão. Os novos layouts de marketing do Instagram exibem imagens em tela cheia, fazem referência à experiência no aplicativo e celebram a criatividade que vemos em nossa comunidade todos os dias".

A tentativa do Instagram de trazer uma identidade visual mais simples e autoexpressiva incluiu a criação de um fonte própria chamada de "Instagram Sans", baseada no design da marca e logotipo de 2010. A intenção da rede social é aproveitar esse novo estilo nas campanhas de marketing e nos seus sites.

A nova fonte Instagram Sans contou com a colaboração de diversos profissionais de diferentes idiomas ao redor do mundo, o que ajudou na adaptação de letras para as línguas japonesa, árabe e tailandesa.