Que horror! Máscara simula asfixia em realidade virtual; veja vídeo
O metaverso tem potencial para ser um lugar incrível, para viver experiências talvez impossíveis na vida real. Então por que os pesquisadores continuam tentando achar jeito de nos fazer sofrer?
Depois da máquina para simular dor na realidade virtual, agora existe um protótipo para você sentir como se estivesse sufocando em um incêndio de verdade. Confira no vídeo.
Uma equipe da Universidade de Salzburg para Ciências Aplicadas, na Áustria, publicou uma pesquisa recente na CHI - Conferência sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais sobre uma máscara que simula o processo de respirar (e, por extensão, também a falta de ar).
Batizada de AirRes, ela pode ser acoplada a vários tipos de aparelhos de realidade virtual já disponíveis no mercado, como o Meta Quest 2.
O lado positivo é que ela monitora sua respiração e a incorpora à RV, supostamente ampliando a sensação de imersão. Então você seria capaz de, por exemplo, inflar um balão ou soprar uma vela no metaverso.
Em jogos como "The Last of Us 2", onde você precisa apertar um botão para "prender a respiração" e melhorar a precisão de um tiro de arco e flecha, você poderia simplesmente segurar seu fôlego de verdade.
O outro lado é que a AirRes também pode dificultar a sua capacidade de respirar. Obviamente, ninguém quer um jogo que simule realisticamente como é ser asifixiado (imagine os processos na Justiça que isso poderia causar!) Porém, essa simulação pode ser útil no treinamento virtual de bombeiros, por exemplo.
Outra aplicação seria em simuladores de voo, onde a Força G, resultado de manobras de alta velocidade, dificultam bastante a respiração do piloto.
O projeto, porém, ainda existe apenas como protótipo. A princípio, não há intenção de que ele seja comercializado para o público.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.