Incrível: esta propaganda de 1993 previu várias tecnologias atuais; confira
Quase 30 anos atrás, em 1993, a empresa norte-americana de telecomunicações AT&T lançou uma campanha publicitária chamada "You Will" ("Você irá"). Era uma série de anúncios curtos, prevendo como a tecnologia criaria novos hábitos na vida das pessoas. O mais surpreendente? Ela acertou várias ideias com precisão absurda.
Confira todos os comerciais na compilação abaixo (em inglês):
O mote era sempre igual. A voz do ator Tom Selleck (de "Magnum" e "Três Solteirões e um Bebê") perguntava se o espectador já havia feito algo impensável na época, como "receber um telefonema no seu pulso". E concluía: "Você irá. E a companhia que vai trazer isso para você é a AT&T."
Isso tudo, muito antes dos celulares tradicionais se popularizarem. Nenhum smartphone havia sido criado ainda — smartwatches, então, eram coisa de ficção científica.
A Netflix, atualmente maior provedora de streaming no mundo, só foi fundada em 1997 — e, mesmo assim, era apenas um serviço de locação de DVDs pela internet, com discos enviados pelos correios. Mas o anúncio já previa que, "no futuro", seríamos capazes de escolher um filme na TV e assistirmos na hora que fosse mais conveniente.
A lista de acertos inclui:
- Streaming de filmes e séries
- Ensino à distância (EAD)
- Chamadas de vídeo tipo Facetime
- Smart homes controláveis à distância
- Smartwatches
- Aparelhos acionados por voz
- Telas sensíveis ao toque
- Digitalização do histórico médico
- Home office e reuniões por vídeo
Mas também errou alguns tópicos, como, por exemplo, serviços públicos (como renovar a carteira de motorista) automatizados em máquinas tipo banco 24 horas; ou ainda a presença de chamadas de vídeo em telefones públicos (que praticamente deixaram de existir com a popularização dos celulares).
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