Sucesso do metaverso exige que usos da realidade aumentada engajem mais
Os próximos anos serão decisivos para a integração (ou não) do metaverso em nosso dia a dia. E esse processo estará diretamente ligado ao desenvolvimento de aplicações imersivas em realidade aumentada (RA), tecnologia que mistura elementos virtuais com reais, segundo previsões de alguns especialistas.
Para o desenvolvedor Mateus Bueno, o maior desafio atualmente para tornar esses mundos digitais atrativos envolve a oferta de experiências que engajem o usuário por um longo prazo.
"Hoje as aplicações mais famosas são baseadas em pequenas interações", destacou em sua palestra "Navegando no Metaverso! Como criar aplicações Web com Realidade Aumentada e Virtual", durante a conferência de tecnologia The Developer's Conference (TDC) Innovation, que acaba hoje (3).
Quanto mais experiências e aplicações práticas o metaverso tiver, melhor será o seu potencial. Caso contrário, esse ramo da inovação tecnológica perderá seu propósito, segundo o especialista em gestão de produtos digitais e inovação Álvaro Gabriele.
Por conta desses desafios, muita gente ainda tem dificuldade de concretizar como será a vida transitando pelos universos digitais. Apesar disso, Bueno se mostra otimista.
Ainda que o metaverso ainda esteja envolto numa atmosfera de incertezas, as interações envolvendo realidade aumentada devem ser gradativamente inseridas na vida das pessoas. Uma vez que isso ocorrer, o próximo passo será fazer com que o usuário tenha imersão total nesses locais, destaca o profissional.
De acordo com Bueno, três nomes de plataformas devem circular no mercado de RA nos próximos anos abrigando os softwares mais badalados de realidade aumentada:
ARkit
É a plataforma de realidade aumentada da Apple, onde é possível desenvolver apps de RA para dispositivos iOS. Foi lançada em 2017 como parte do iOS 11 e em cada atualização do sistema operacional da maçã, a plataforma também é atualizada.
AR Core
Essa é a ferramenta de desenvolvimento do Google para Android. Mas com a plataforma é possível criar aplicativos de RA para os smartphones Android, iPhone e iPad.
WebXR
É uma das principais ferramentas de desenvolvimento de programas de realidade aumentada direcionada a navegadores, como o Chrome.
"Com essa plataforma, o programador consegue criar sites com realidade aumentada e realidade virtual", ressaltou Bueno.
TDC Innovation
Depois de um período 100% virtual por causa da covid-19, a TDC Innovation neste ano acontece no formato híbrido, ou seja, é possível participar de maneira presencial, na capital catarinense, ou no formato online. Novamente, Tilt UOL é parceiro do evento.
A conferência começou hoje e vai até hoje (3). A TDC foi criada para conectar palestrantes, empresas, profissionais e entusiastas para debater temas que estão em alta no mercado de tecnologia, possibilitando capacitação e troca de experiências entre todos.
Os participantes podem conferir 27 trilhas de conteúdo premium, pagas e segmentadas por Gestão de Produtos, API, Arquitetura Java, Devops, Inteligência Artificial e Machine Learning, UX, Data Science, entre outros assuntos. Também há a possibilidade de acessar os conteúdos gratuitos, via Community Pass, com 6 trilhas disponíveis.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.