Adeus, Explorer: navegador deixará de funcionar em versões do Windows 10
A Microsoft vai começar a aposentar oficialmente o Internet Explorer (IE) 11 de versões do Windows 10. A partir de amanhã, 15 de junho, a empresa encerrará o suporte técnico ao navegador. Ou seja, não enviará atualizações de segurança e melhorias para a plataforma.
A mudança faz parte do processo da companhia de fazer seus usuários migrarem para o Microsoft Egde como navegador padrão do Windows. O Internet Explorer 11 já não era mais compatível com os serviços do Microsoft 365 desde agosto de 2021.
- Veja aqui a lista completa das versões do Windows 10 que serão afetadas pelo encerramento do IE.
Mesmo com a mudança, sites criados para rodar no IE poderão ser acessados pelo Edge até 2029, segundo a empresa já havia divulgado.
"Para clientes que têm aplicativos de linha de negócios essenciais em execução no IE 11 hoje, o IE 11 continua sendo um navegador compatível. No entanto, para permitir uma experiência online melhor e mais inovadora, incentivamos os clientes a migrarem para o Microsoft Edge", afirma a Microsoft em seu site.
Aposentadoria em duas fases
De acordo com a Microsoft, a primeira será a fase de redirecionamento. Nela, os dispositivos serão progressivamente redirecionados do IE para o Microsoft Edge nos próximos meses a partir de amanhã (15).
"Esse redirecionamento progressivo será orientado à qualidade para garantir uma desativação suave do IE11 para você e sua organização", afirma a empresa, em seu site.
"Para minimizar o nível de interrupção potencial dos negócios em uma organização ao mesmo tempo, nem todos os dispositivos serão redirecionados ao mesmo tempo. Essa abordagem foi projetada para que você possa identificar e resolver rapidamente possíveis problemas", acrescentou.
A segunda fase envolve o Windows Update. Após a conclusão da etapa anterior, o IE será permanentemente desabilitado por meio de atualização do sistema operacional em todos os dispositivos com plataformas Windows que estejam no escopo para a desativação do Internet Explorer.
Antigo rei do pedaço
O Internet Explorer foi lançado em 1995 e dominou o mercado de tecnologia por um longo período. Concorrentes, como Mozilla Firefox e Google Chrome, surgiram e foram tomando o espaço do navegador da companhia.
O Microsoft Egde já foi lançado bem depois, em 2017. Uma das novidades mais recentes foi o uso de uma tecnologia semelhante a usada no Chromium, sistema de códigos do Google Chrome, com recursos de privacidade — como bloqueador de rastreio online, além de visual mais leve.
Outra vantagem é que as atualizações de segurança são enviadas em dias ou horas, algo que o IE fazia mensalmente.
No novo Windows 11, o Edge já é o navegador web padrão do sistema.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.