Onde doar alimentos? Google Maps agora exibe locais de cozinhas solidárias
Quem quiser ajudar na distribuição de alimentos agora vai ter uma ajudinha digital. Em anúncio durante o Google for Brasil nesta terça-feira (14), a empresa informou que passará a mostrar, na busca e no Google Maps, cozinhas solidárias e bancos de alimentos próximos ao usuário.
Resumidamente, cozinhas solidárias distribuem refeições para famílias em situação de vulnerabilidade. Apesar de receberem doações de companhias, elas também aceitam colaborações de pessoas físicas.
A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Google e a ONG Ação da Cidadania, que já tem mapeados mais de 1.000 pontos com essa função em todas as regiões do país.
"Esperamos que o novo recurso faça a diferença, conectando redes de alimentação solidária com quem quer doar alimentos e ajudar quem precisa de um prato de comida", disse Ivan Patriota, gerente de parcerias do Google Maps para a América Latina, em comunicado de imprensa.
As informações sobre cozinhas solidárias estarão em um filtro no Google Maps, que começa a aparecer na plataforma a partir desta terça. Basta tocar nele e já aparecerá a localização dos estabelecimentos.
Em pesquisa atual da Vigisan (Inquérito Nacional Sobre Segurança Alimentar no Contexto da Pandemia Covid-19 no Brasil) foi constatado que 33,1 milhões de brasileiros estão sofrendo com insegurança alimentar.
Este número dobrou comparado com as cifras pré-pandemia. Hoje, o total de pessoas que passam fome no país é de 15,5% da população.
Como fazer parte
Ainda que a ONG Ação da Cidadania tenha 1.000 pontos registrados pelo Brasil, a instituição aceita cadastro de novas cozinhas solidárias e bancos de alimentos.
Para fazê-lo, é necessário fazer um cadastro gratuito no site da ONG Ação da Cidadania. Em seguida, é realizado um processo de avaliação de critérios, como público atendido, tempo de existência, estrutura e governança.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.