Topo

WhatsApp pode liberar avatares em chamadas de vídeo; veja outras mudanças

Getty Images
Imagem: Getty Images

Eduardo Almeida

Colaboração para Tilt, de Fortaleza

29/06/2022 13h26

O WhatsApp está testando um recurso que permite a criação de avatares personalizados para usar em chamadas de vídeo via a plataforma. A ideia é que os usuários possam criar imagens parecidas com eles.

Segundo o WaBetaInfo, site que costuma divulgar testes do serviço de mensagens e acertar rumores, a empresa parece estar trabalhando nessa funcionalidade desde março deste ano. Ela ainda está em desenvolvimento e não tem data para ser lançada.

Como pode funcionar

Um print divulgado pelo WabetaInfo mostra que o WhatsApp pode começar a exibir na tela de videochamadas a opção "Mudar para avatar". Com ela, seria possível alternar entre o rosto da pessoa e a ilustração criada por ela.

A edição dos avatares ficaria identificada, em inglês, como "Avatar Editor", uma seção própria para a personalização.

Ainda de acordo com o site, o WhatsApp permitirá o envio desses avatares criados como stickers (adesivos) direto em conversas individuais e grupos.

O teste foi identificado na versão 2.22.15.5 do aplicativo para Android. Mas não está descartada que a empresa também comece testes no iPhone.

WhatsApp testa criação de avatares personalizados para usar em chamadas de vídeo - WaBetaInfo - WaBetaInfo
Imagem: WaBetaInfo

A função de avatar personalizado já é realidade no Facebook, rede social que faz parte do mesmo grupo do WhatsApp, e funciona como mais uma forma de identificação pessoal do usuário do aplicativo de mensagem.

Mais novidades no WhatsApp

A criação de avatar no WhatsApp não é a única novidade esperada para o aplicativo de mensagem.

A empresa divulgou há alguns dias novos recursos de privacidade, como:

  • Capacidade de escolher quem pode ou não pode ver seu status online, foto de perfil e descrição do perfil, criando uma lista de exceções de contatos.
  • Possibilidade de dar um "mute" em uma pessoa durante uma ligação em grupo.

No 16 de junho, Will Cathcart, diretor do WhatsApp, utilizou o Twitter para destacar mais coisas:

  • O aumento de pessoas permitidas em chamadas: agora até 32 pessoas são permitidas
  • Durante chamadas em grupo, uma pessoa poderá ser escolhida de forma privada para um bate-papo.

"Agora você pode silenciar ou enviar mensagens a pessoas específicas em uma chamada (ótimo se alguém esquecer de silenciar a si mesmo!), e adicionamos um indicador útil para que você possa ver mais facilmente quando mais pessoas juntar grandes chamadas", afirmou Cathcart.