Xiaomi lança família 12S com a promessa de ter a melhor câmera num Android
A fabricante Xiaomi lançou nesta segunda-feira (4) três novos celulares voltados para o topo de linha do mercado: Xiaomi 12S, 12S Pro e 12S Ultra.
O topo de linha da nova série inaugura uma parceria da fabricante chinesa com a Leica, empresa conhecida pelo seu longo histórico em produzir câmeras e lentes fotográficas profissionais.
Por enquanto, os aparelhos serão vendidos na China. A Xiaomi não mencionou a chegada dos dispositivos ao mercado internacional.
Debaixo do capô — que lembra bastante uma câmera mirrorless, diga-se de passagem — ficam por conta do processador de última geração da Qualcomm, o Snapdragon 8 Plus Gen 1.
O que tem de novidade
A parceria entre a Xiaomi e a Leica deixa bem claro que o objetivo da fabricante chinesa é entrar no mercado com celulares para fotógrafos profissionais — até então muito dominado pela Apple.
Neste caso, o smartphone não compete apenas com seus concorrentes de sempre, mas também, o mercado de câmeras, no qual é muito comum que um profissional tenha sua "câmera de viagem", ou câmera reserva, para não deixar de fazer uma boa foto sem estar com seu equipamento principal.
De acordo com o Engadget, o CEO da empresa, Lei Jun, afirmou que a Xiaomi participou do desenvolvimento do chip utilizado para fotografias no 12S Ultra, o Sony IMX989, cobrindo metade dos US$ 15 milhões necessários para produzi-lo. O componente poderá ser utilizado em outros modelos das concorrentes no futuro.
Com a nova tecnologia de câmeras, os consumidores podem, por exemplo, alternar entre os estilos fotográficos escolhendo:
- "Leica Authentic Look", para fotos naturais com profundidade tridimensional.
- "Leica Vibrant Look", que inclui a entrada da Xiaomi na vibração, deixando a imagem mais autêntica.
E, também, pode adicionar a marca d'água da Leica na parte inferior das suas fotos, coordenadas de localização e carimbo de data e hora.
Xiaomi 12S Ultra
É um modelo grande com tela é de 6,73 polegadas (17 cm) com tecnologia Amoled, presente em boa parte dos smartphones do mercado atual.
A resolução chega a 2K, e a taxa de atualização é variável. Isso significa que o display é capaz de se adaptar conforme a necessidade para exibir animações mais fluidas: vai de 1 Hz a 120 Hz automaticamente, o que ajuda a equilibrar o consumo de energia.
A câmera principal do modelo é capaz de fazer fotos com 50,3 megapixels (MP) de resolução. Ele estreia o sensor da Sony IMX989, que tem 1 polegada (2,54 cm), o que promete a melhor leitura de fotossensibilidade no mercado até o momento.
O conjunto principal também trabalha com uma lente de 48 MP e outra periscópica (para possibilitar maior zoom) de 48 MP. O alcance do zoom é de até 120x. A de selfie é de 32 MP.
Essas câmeras são capazes de gravar e reproduzir vídeos Dolby Vision HDR (até 4K a 60fps).
A bateria do Xiaomi 12S Ultra é de 4.860 mAh, com possibilidade de carregamento rápido com fio de 67W, sem fio de 50W e o reverso (quando é usado para recarregar outro dispositivo) de 10W.
O modelo possui o sistema de câmera Leica que cobre as três câmeras traseiras, em modelos de lente Summicron que vão de abertura 1:1.9 até 4.1, o que corresponde maior entrada de luz e, portanto, mais nitidez nas imagens. As lentes também possuem zoom de 13 a 120 mm e são asféricas, para corrigir aberrações cromáticas. Por fim, prometem um processador de Sinal de Imagem (ISP) mais eficiente e inteligente.
Xiaomi 12S Pro
Já o Xiaomi 12S Pro é menor, vem com uma tela de 6,7 polegadas, tem display AMOLED com resolução 2K (3200x1440p) e taxa de 120 Hz para melhor consumo energético. O módulo de câmera traseira possui três sensores de 50 MP, um para a lente ultrawide e outro para a lente telefoto com o novo sensor Sony IMX707.
A bateria do Pro é de 4.600 mAh e oferece carregamento veloz de 120 W, indo de 0% a 100% em apenas 18 minutos, mas não oferece carregamento reverso de 10W. O carregamento sem fio é de 50 W de potência.
Xiaomi 12S
Por ultimo, o Xiaomi 12S é mais básico, possui a mesma câmera do 12S Pro e os mesmos recursos de carregamento do 12S Ultra, mas uma bateria levemente menor, de 4.500mAh. Sua tela é de 6,28 polegadas, com taxa de exibição de 120Hz — perfeito para quem não curte celulares grandes.
A promessa é de que este, assim como todos os dispositivos dessa nova linha, tenham um desempenho de 10% a mais em gráficos e 33% em eficiência energética em comparação aos modelos que utilizam o mesmo processador, o Snapdragon 8 Plus Gen 1. Os três modelos também contém MIU13 — a versão da Xiaomi para o sistema Android 12.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.