Vídeo: Meteoro brilhante cruza céu de Santiago e belo registro roda o mundo
Um meteoro cruzou o céu da cidade de Santiago, no Chile, às 5h44, no horário local e foi gravado em vídeo formando um cenário impressionante. O fenômeno foi registrado por câmeras da Ledrium, uma empresa de telecomunicações chilena, e as imagens foram compartilhadas nas redes sociais.
Segundo a imprensa internacional, moradores da capital chilena afirmaram ter escutado o estrondo do meteoro passando pela cidade, algo muito parecido com o som de um trovão. O fenômeno, como mostraram as imagens, durou apenas alguns segundos, antes que o corpo celeste desaparecesse na região da Cordilheira dos Andes.
Em entrevista ao periódico argentino La Nación, o astrônomo Ricardo Demarco López, do Departamento de Astronomia da Universidade de Concepción, no Chile, explicou que "estamos na presença de um fenômeno natural muito bonito, muito chamativo e muito vistoso. É necessário ter muita sorte para estar no lugar adequado, no instante correto para poder testemunhar esse meteoro".
"Se trata da queda de um bólido, um corpo sólido e rochoso que estava dando voltas no espaço e cuja trajetória se encontrou com nosso planeta, fazendo com que ele fosse atraído pela gravidade da terra", explicou o acadêmico. "Com a velocidade e com a fricção da atmosfera terrestre, o corpo esquentou e se desintegrou."
Quanto ao tamanho do meteoro, o astrônomo Sando Villanova, que também é acadêmico do Departamento de Astronomia, afirmou que o bólido — um meteoro muito brilhante — não era muito grande. Por isso, inclusive, o corpo celeste foi classificado como um meteoro.
"A bola de fogo provavelmente tinha o tamanho de uma pedra pequena. Por conta de sua velocidade ao entrar na atmosfera, o meteoro pegou fogo, alcançando temperaturas de milhares de graus e evaporando completamente", confirmou o estudioso.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.