Você consegue reconhecer essas cidades brasileiras só pela foto da Nasa?
Astronautas que estão na ISS (Estação Espacial Internacional) fizeram belas imagens de cidades brasileiras vistas da órbita da Terra, a cerca de 420 km de altura. Os registros, divulgados no domingo (17), destacam Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba durante a noite, bem iluminadas. .
Na foto do Rio de Janeiro (que abre esse texto), é possível ver a Ponte Rio-Niterói, várias embarcações na Baía de Guanabara, a Ilha do Governador e, no canto direito da imagem, a Ilha de Paquetá. Também chama a atenção como a cidade do Rio de Janeiro é bem mais iluminada do que Niterói e São Gonçalo, os municípios "do lado de lá" da ponte.
A imagem de Curitiba parece estar "de ponta cabeça". Isso porque, estamos acostumados a ver no norte geográfico no topo das fotos. Na foto feita da ISS, o norte está do lado direito. É ali que está a cidade de Almirante Tamandaré. Em baixo, está São José dos Pinhais e o aeroporto Afonso Pena.
Na foto da capital paulista é possível ver a diferença de cores nas luzes que iluminam São Paulo e Guarulhos, no canto direito. Na capital, o tom é mais amarelado, enquanto na cidade vizinha, a iluminação é mais alaranjada.
No mar de luzes também há alguns "vazios" e uma grande região escura no topo. Ali fica o Parque Estadual da Cantareira, uma área de preservação ambiental com vegetação nativa e, consequentemente, sem prédios, casas ou luzes.
Se a gente der um zoom, também vemos as duas vias marginais de São Paulo, a Tietê e a Pinheiros. Só não dá para saber se havia trânsito no momento da foto.
Olá Brasil! The city lights of Rio de Janeiro, São Paulo, and Curitiba were photographed from the space station as it orbited 262 miles above on July 4, 2022. 🌃🇧🇷 More cities at night.. https://t.co/4yfkLZZfVU pic.twitter.com/TW0M6lAVMX
-- International Space Station (@Space_Station) July 17, 2022
A Estação Espacial Internacional é um laboratório que está em órbita baixa e viaja a uma velocidade média de 27,7 mil km/h e consegue dar quase 16 voltas ao redor da Terra em um dia.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.