Eleições 2022: Twitter anuncia "pacotão" de medidas para combater fake news
O Twitter anunciou nesta quarta-feira (20) novas iniciativas para as eleições 2022, focadas principalmente em estimular a conversa em torno do tema e combater a desinformação.
A etiqueta que denuncia tuítes como "Enganoso", vigente já desde abril, continuará levando para uma página de Moments específica sobre o tema, com conteúdos de fontes confiáveis, selecionados pela equipe de curadoria interna da plataforma. Agora, todos esses Moments ficarão reunidos na nova aba "Eleições 2022".
Estes Moments serão alguns dos recursos de "alfabetização midiática", que, segundo a empresa, visam ensinar o usuário a detectar fake news. Os próprios perfis oficiais do Twitter iniciarão uma campanha com esse mesmo objetivo, em agosto.
No mesmo mês, será ativado um chatbot em parceria com a organização da sociedade civil Politize, para tirar as principais dúvidas do publico. A conversa poderá ser iniciada com uma DM para o perfil da organização.
Checagem e curadoria
A identificação dos conteúdos enganosos será feita de maneira híbrida, pelo algoritmo da empresa e por uma equipe de jornalistas, trabalhando 24 horas por dia, 7 dias da semana.
Daniele Fontes, líder de Políticas Públicas, não confirmou quantos profissionais compõem a equipe, mas ressaltou que "são brasileiros, falam português e entendem o contexto brasileiro."
A empresa também deu apoio financeiro às agências de checagem Aos Fatos e Agência Lupa.
O TSE entra na jogada
O líder de curadoria na América Latina Leonardo Mota anunciou uma ampliação da parceria oficial com o Tribunal Superior Eleitoral, também para tirar dúvidas dos eleitores.
Um dos recursos é um aviso de busca: questões relacionadas a confiabilidade das urnas ou biometria, por exemplo, levarão diretamente a Moments produzidos pelo Twitter em conjunto com o órgão federal.
Atualmente, 8 Moments já foram criados, reunindo informações a respeito de regularização do título de eleitor, voto em trânsito e segurança do processo eleitoral, entre outros temas.
Mais conversas
Na interface, a principal mudança será uma nova aba na seção "Explorar", chamada "Eleições 2022". Ali estarão concentrados os tuítes e Moments sobre os assuntos mais relevantes do momento,
Para eleitores de 10 estados, a aba terá uma atualização local. "Um eleitor em Minas Gerais vai encontrar ali informações específicas sobre a disputa no seu estado", explica.
Os estados são Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.
A aba Eleições 2022 também contará com transmissões ao vivo e listas com contas confiáveis que falem sobre política.
ERRATA: A versão anterior deste texto atestava que a conexão entre a etiqueta de conteúdo Enganoso e os Moments foi lançada hoje, mas ela já existia. Também afirmava que o apoio da plataforma às agências Lupa e Aos Fatos implicaria mais alcance nas postagens, mas é apenas um apoio financeiro. As informações já foram corrigidas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.