Apple Car contrata executivo da Lamborghini; veja mais novidades do projeto
A Apple contratou um veterano da montadora italiana Lamborghini para liderar seu projeto não tão secreto de veículos autônomos elétricos da empresa, informalmente chamado de "Apple Car". O furo foi dado pela Bloomberg.
Luigi Taraborrelli era o chefe de chassis e dinâmica de veículos da Lamborghini. Durante seu tempo na montadora, trabalhou no SUV Urus e em modelos como Huracan Coupé, Performante e Aventador Coupé, além de projetos de séries limitadas, como o Lamborghini Sterrato.
De acordo com seu perfil no LinkedIn, Taraborrelli deixou a empresa em maio, após quase 21 anos de casa.
"Roubando" talentos
Taraborrelli não foi o único a ser recrutado recentemente para a equipe do "Project Titan", como a Apple chama o veículo.
No fim do ano passado, ela trouxe Ulrich Kranz, ex-chefe da fabricante de carros elétricos Canoo e ex-líder do dos carros elétricos da BMW. Antes dele, foi a vez de Stuart Bowers, ex-chefão da Tesla, para trabalhar na tecnologia de direção autônoma.
No início do ano, a empresa "roubou" um veterano de 31 anos da Ford, para cuidar de segurança veicular. O grupo ainda reúne diversos ex-funcionários da Tesla, Rivian Automotive, Volvo,e Mercedes-Benz, McLaren, Porsche, Aston Martin e até da Waymo, a empresa de carros autônomos do Google.
O que sabemos do Apple Car
A Apple tem trabalhado secretamente no desenvolvimento de um veículo desde 2014. Na época, acreditava-se ser somente um veículo elétrico. Contudo, rumores indicam que ele será completamente autônomo, ou seja, um carro que dirige sozinho.
Seu visual ainda não foi confirmado pela empresa. O que existe, até agora, são renderizações e especulações realizadas por fãs e especialistas no ramo, como a que ilustra o topo desta reportagem.
Segundo fontes não-oficiais ouvidas pela Bloomberg, o design será semelhante aos modelos da linha Lifestyle da startup norte-americana Canoo.
O veículo contaria com bancos nas laterais, em vez do tradicional padrão com assentos dianteiros e traseiros. Não terá volante nem pedais. A empresa também estaria considerado colocar uma tela grande sensível ao toque, parecida com as dos carros da Tesla.
Documentos submetidos às autoridades dos Estados Unidos mostram o registro de patente de uma nova tecnologia de teto solar, na qual o motorista seria capaz de controlar o nível de transparência do vidro.
A Apple também estaria desenvolvendo uma bateria "monocélula", capaz de aumentar o espaço dentro das baterias veiculares.
A previsão é que ele seja lançado entre 2024 e 2025.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.