Novo 'desafio' do TikTok ensina a roubar carros usando um cabo USB
Por incrível que pareça, roubar é um dos temas preferidos para desafios no TikTok. Desta vez, a nova trend atende pelo nome de "Kia Challenge" e ensina como roubar carros das marcas Kia e Hyundai usando um simples cabo de carregamento USB. Alguns vídeos também chegaram a ser divulgados no YouTube.
As imagens mostram ladrões levantando a tampa da coluna que fica atrás do volante e utilizando os cabos desencapados do USB para fazer as ligações necessárias.
O "Kia Challenge" está vinculado a outra tag, os "Kia Boys''. É que, em geral, os roubos são praticados por grupos de adolescentes, entre 14 e 17 anos. Além de arrombar e furtar, eles utilizam o carro para promover vandalismo, pegas (ou rachas) ou até praticar outros roubos.
Já foram registrados graves capotamentos nos Estados Unidos vinculados a esse desafio, inclusive com feridos e mortos.
A reportagem de Tilt pesquisou e, aparentemente, o TikTok tem removido esse tipo de conteúdo. Mas ainda é possível encontrar vídeos dos adolescentes forçando a entrada em carros e praticando atos de vandalismo - sempre com as tags "Kia Challenge" e "Kia Boys".
Vítimas dos roubos também usam a plataforma para denunciar desabafar sobre o crime. Um dos vídeos mais visualizados é de @s.amanthaj . Embora não tenham levado o carro dela, a usuária mostra o interior do automóvel todo depredado e a fiação da ignição exposta.
Aumento de 1.300% nos casos
A relação entre o lançamento do novo desafio e o furto de carros foi percebida pela polícia de alguns estados americanos, como Wisconsin, Ohio e Texas. Em São Petersburgo, na Flórida, a guarda local chegou até mesmo a fazer um alerta no Twitter.
"Alerta de roubo Kia e Hyundai. Em São Petersburgo, está havendo uma tendência incomum. Desde 11 de julho, 23 de 56 carros roubados são modelos Kia e Hyundai 2021 ou anteriores, que usam chaves para dar partida. Por favor, tranquem seus carros", avisou.
O site especializado em automóveis Vrum divulgou que, em Saint Paul, no estado de Minnesota, a polícia registrou 18 roubos de Kia durante todo o ano de 2021 e só em 2022 já foram registradas mais de 256 ocorrências, um aumento de 1.300%. No caso dos veículos Hyundais, o crescimento foi de 584%.
Sites internacionais, como o USA Today e o Carscoops, divulgaram que uma vulnerabilidade em alguns modelos Kia de 2011 a 2012 e os modelos Hyundai de 2015 a 2021 (e descoberto por usuários do TikTok) poderiam ter desencadeado a trend. Esses modelos não apresentam um dispositivo anti-furto chamado de imobilizador eletrônico de motor.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.