Bola de fogo: meteoro explosivo ilumina a madrugada em SP e MG; veja vídeos
Um meteoro muito brilhante, colorido e explosivo foi visto nos céus de cidades do interior de São Paulo e de Minas Gerais, na madrugada desta quarta-feira (3). O clarão assustou moradores e foi registrado por câmeras de segurança e monitoramento. Nas redes sociais, há diversos relatos do fenômeno.
O Observatório do Pico dos Dias, Brazópolis (MG), gerenciado pelo Laboratório Nacional de Astrofísica, também conseguiu capturar a passagem do objeto espacial, por volta das 5h10 (foto que abre este texto).
Bólido?
Este tipo de meteoro — uma grande bola de fogo que explode no final — é classificado como um bólido. Ele exibiu tons esverdeados e amarelados; astrônomos acreditam que pode fazer parte da chuva Alfa Capricornídeos, ativa entre julho e agosto e conhecida por gerar fenômenos assim.
"Foi visto em diversas cidades de São Paulo, principalmente na região de Campinas e Sorocaba, no Sul de Minas, e há relatos também do Rio de Janeiro", conta Julio Lobo, astrônomo do Observatório Municipal de Campinas Jean Nicolini.
Para ser observado em uma área tão grande, isso significa que a rocha foi mais rasante, percorrendo uma grande distância, alta em nossa atmosfera. "Provavelmente, deve ter entrado a uns 100km de altitude e se desintegrado a uns 40 ou 50km", analisa Lobo. "E foi bem brilhante mesmo, chegou até a clarear a noite."
A explosão da pequena rocha espacial — neste caso, um fragmento do cometa 169P/NEAT — em nossa atmosfera alcançou, no mínimo, magnitude -8 — ou seja, foi pelo menos duas vezes mais brilhante que o planeta Vênus (o mais luminoso de nosso céu, com magnitude -4) e apresentou .
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.