Golpe no WhatsApp: a isca agora são passagens aéreas de graça
Mais um golpe circulando pelo WhatsApp, que apela a prêmios impressionantes para convencer a vítima. Desta vez, ele promete passagens aéreas da companhia Iberia. Seriam mais de 5 mil tíquetes para viajar de graça pela Europa. Tudo mentira, claro.
A campanha está sendo utilizada por cibercriminosos para instalar vírus nos celulares com sistema Android. A fraude foi detectada pela empresa de segurança digital, ESET, no início de agosto.
A conta oficial da Iberia no Twitter confirmou que recebeu as denúncias sobre o golpe e alertou os clientes. "Qualquer sorteio ou promoção seria feito através de nossos canais oficiais. Já passamos as informações internamente para nossos colegas", diz a postagem.
Como funciona o golpe?
Ao clicar no link recebido pelo WhatsApp, o usuário é encaminhado para um site falso. Ele tenta enganar as vítimas usando a logomarca, imagens de aeronaves e as cores da Iberia.
O golpe é exibido com texto em espanhol, mas vale ficar atento aqui no Brasil também para não cair nessa. A pessoa é direcionada para responder a uma pesquisa e depois a realizar um jogo de tentativa e erro.
Ao final, há uma mensagem de que o prêmio foi conquistado. E é nesse momento que o cibercrime se concretiza. A vítima é convidada a compartilhar a promoção com seus contatos para receber os tíquetes.
Essa ação é bem comum para disseminar golpes de forma mais rápida e com maior chance de fazer novas vítimas, já que receber o link de uma pessoa conhecida aumenta a probabilidade de que a pessoa também clique no link.
Depois é exibida na tela do celular uma mensagem para atualizar o aparelho, porque supostamente não estaria funcionando bem. Nesse momento, a pessoa é direcionanda a baixar um aplicativo suspeito para otimizar o aparelho. Segundo comentários na Google Play Store, o app mostra anúncios spam incômodos e contínuos, mesmo quando está desativado.
Vale ficar atento porque o golpe muda conforme a área geográfica. Em alguns casos, ao invés de baixar o aplicativo, o usuário é direcionado para um site que indiz a fazer uma assinatura paga.
Como se proteger?
O primeiro passo é sempre desconfiar de promoções que prometem algo muito chamativo, como no caso, 5 mil passagens gratuitas de ida e volta para a Europa.
Os cibercriminosos usam do exagero para fazer vítimas mais facilmente. Fique em alerta mesmo se o link chegar por meio de uma mensagem de uma pessoa conhecida.
Normalmente as campanhas são divulgadas apenas pelas redes sociais ou canais oficiais das companhias - e não em páginas de terceiros, como foi o caso do golpe.
Na dúvida, sempre entre em contato com a empresa pelos canais oficiais para entender sobre supostas promoções antes de clicar em links suspeitos, sejam eles recebidos via e-mail, WhatsApp ou SMS.
Outra dica é manter instalado um antivírus ou anti-malware no celular e computador, já que eles são capazes de barrar possíveis arquivos maliciosos antes que eles se infiltrem no sistema.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.