Descubra e desinstale apps 'inúteis' que gastam a memória do celular
Fazer uma limpeza nos aplicativos ociosos (aqueles que a gente praticamente não usa mais) sempre ajuda a ter um sistema operacional "rodando liso" e trabalhando melhor.
Com a variedade de apps gratuitos disponíveis, fica difícil resistir à tentação de instalá-los e ver se realmente nos servem. No longo prazo, porém, eles acabam se acumulando e, mesmo sem uso, ocupando a memória do celular.
Veja como é fácil caçar e eliminar estes apps:
No iOS
1. A maneira mais fácil é simplesmente tocar segurar o ícone do aplicativo na tela principal do iPhone, selecionar "Remover App" e depois confirmar com "Apagar App" (a outra opção, "Remover da tela de início", apenas tira o ícone de lá, mas mantém o aplicativo instalado).
2. Se quiser ver a lista completa de apps instalados, vá até "Ajustes". Clique em "Geral" e "Armazenamento do iPhone". Ali dá para ver quanto de memória interna seus aplicativos e arquivos estão consumindo, em ordem decrescente;
3. Selecione, um por um, os apps mais "gastões" que não usa mais;
4. Na página seguinte, que contém as informações do programa, clique em "Apagar App".
No Android
Como quase tudo no Android, com tantos fabricantes, nem todos os celulares têm os mesmos menus e há diversas maneiras de se realizar a mesma tarefa. Aqui listamos as principais:
1. Em smartphones mais recente, o processo de desinstalação é bem rápido e simples. Basta clicar no ícone do aplicativo na tela principal e segurar por alguns segundos. Depois, é só selecionar "Desinstalar" e confirmar em "OK" ou, em alguns aparelhos, arrastar até a palavra "Desinstalar", na parte superior da tela.
2. Em aparelhos mais antigos, ou se quiser ver a lista completa de apps, vá em "Configurações" e selecione "Aplicativos" (Ou "Apps e Notificações"). Aparecerá um menu com todos os programas instalados no dispositivo, procure um que não tenha mais utilidade e selecione.
3. Alguns modelos já oferecem a opção "Desinstalar" como atalho, diretamente na lista; outros, abrem uma nova tela com as informações do aplicativo. De qualquer forma, é só escolher "Desinstalar".
4. Uma última, e menos intuitiva, opção é entrar na Play Store (em aparelhos que rodam o Google Play) e acessar a lista de aplicativos instalados. Ali é possível atualizá-los ou deletá-los.
Alguns apps nativos, que vêm junto com o pacote do Android de fábrica, não podem ser apagados com nenhuma
destas maneiras (apenas com acessos de root que podem danificar o sistema ou anular a garantia do aparelho). Nestes casos, é possível apenas "Desativar" ou "Forçar parada".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.