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Seu iPhone está prestes a receber mais anúncios; entenda

James Yarema/Unsplash
Imagem: James Yarema/Unsplash

Aurélio Araújo

Colaboração para Tilt

15/08/2022 11h29

A Apple deve aumentar o número de anúncios nos aplicativos que vêm instalados no iPhone e em outros de seus produtos. Essa estratégia já é adotada pelo principal sistema operacional concorrente, o Android.

Apps nativos, como Mapas, Livros e Podcasts, estão entre os que devem passar a receber propaganda, segundo o jornalista Mark Gurman, da Bloomberg. Dessa forma, por exemplo, estabelecimentos comerciais podem pagar para ser recomendados no app Mapas, quando você busca por restaurantes e lojas.

A empresa já está realizando testes internos para as mudanças, de acordo com o jornalista. Mas não foram reveladas datas de implantação.

O que deve acontecer?

O iPhone é reconhecido por ter menos anúncios que o Android, mas a nova estratégia não seria exatamente inédita. Atualmente, já existem resultados patrocinados nas buscas em aplicativos como App Store, Notícias e Bolsa. A ideia agora é expandir as possibilidades para anunciantes.

De acordo com Gurman, na App Store, especificamente na aba "Hoje" e nas páginas de download de apps, novos espaços estariam sendo colocados à disposição das marcas.

Estas informações confirmam rumores que já haviam sido divulgados: o site 9to5Google, por exemplo, reportou que os anúncios na aba "Hoje" devem aparecer em cards maiores, com a palavra "Ad" (anúncio, em inglês) abaixo do nome do app. Já nas páginas de download eles apareceriam destacados em azul, na seção "você também pode gostar".

Nem a Apple TV+ vai escapar

Outra novidade curiosa revelada na reportagem é o fato de que a empresa pretende explorar anúncios também em sua plataforma de streaming, a Apple TV+. A ideia seria criar um plano de assinatura mais barato, mas que contivesse anúncios — algo que tanto a Netflix quanto a Disney+ já anunciaram que farão até o final do ano.

Atualmente, há um único plano de assinatura da Apple TV+, que custa R$ 9,90 por mês no Brasil. Ele é livre de qualquer tipo de comerciais.

Lembrando que no Android, sistema operacional do Google, a maior parte dos apps nativos, desenvolvidos pela própria empresa, contém anúncios. Além disso, as fabricantes dos smartphones, como Xiaomi, Huawei, Oppo e Realme, têm seus próprios aplicativos pré-instalados, todos também com propagandas.