Topo

POV: você é um astronauta russo na estação espacial; veja vídeo do Brasil

Delta do Amazonas, no Norte do país, é filmado da Estação Espacial Internacional (ISS) - Oleg Artemyev/Reprodução
Delta do Amazonas, no Norte do país, é filmado da Estação Espacial Internacional (ISS) Imagem: Oleg Artemyev/Reprodução

Siouxsie Rigueiras

Colaboração para Tilt, de São Paulo

25/08/2022 12h45

Um vídeo inédito do Brasil, visto diretamente do espaço, foi divulgado nesta quarta-feira (24), por um cosmonauta — como são chamados os astronautas russos. Oleg Artemyev aproveitou uma passagem da Estação Espacial Internacional (ISS) sobre o país para fazer os registros.

Em postagem no Instagram, que já acumula quase 50 mil curtidas, ele descreve as belíssimas imagens como um "motim de cores do Brasil". Os seguidores brasileiros, que há tempos pedem imagens do país, inundaram os comentários.

A vista é mesmo incrível, como se estivéssemos entro da ISS (um vídeo POV, ou em "ponto de vista"). Após mostrar parte do segmento russo, Artemyev nos apresenta a imensidão. Ele dá um zoom através de uma escotilha iluminada, revelando uma área icônica da região Norte: a foz do rio Amazonas, entre o Amapá e a Ilha de Marajó, no Pará.

É possível ver os diversos canais de cor barrentado delta do rio, principalmente no arquipélago de Bailique, ao desembocar no Oceano Atlântico. O cosmonauta diz algumas frases em russo, repetindo o nome do país ("Brazilii"). Tudo, como não poderia deixar de ser, ao som de MPB, com a canção "Mais que Nada".

Veja o vídeo:

Recentemente, Artemyev já havia postado imagens do território venezuelano — o que estimulou o pedido dos vizinhos brasileiros. Aos 51 anos, ele é um cosmonauta experiente, que já foi tês vezes para a estação espacial: em 2014, 2018 e 2022.

A ISS é uma cooperação entre a Nasa, dos Estados Unidos, e a Roscosmos, agência da Rússia, com participação de Canadá, Japão e 11 países da Europa. Após a invasão da Ucrânia, a parceria está ameaçada: os russos devem deixá-la em 2024, e já planejam construir sua própria estação.