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Fim das caronas: Waze vai encerrar serviço Carpool em setembro

Waze informou que vai fechar serviço de carona no mundo todo - Getty Images
Waze informou que vai fechar serviço de carona no mundo todo Imagem: Getty Images

Letícia Marques

Colaboração para Tilt, em São Paulo

25/08/2022 12h30Atualizada em 25/08/2022 16h48

O Waze informou nesta terça-feira (25) que vai encerrar o Carpool, seu serviço de carona, globalmente a partir de setembro. A ferramenta permitia que motoristas oferecessem caronas pagas para passageiros e vice-versa. Na época do lançamento, a empresa argumentava que o valor era menor que o cobrado por apps de transporte.

Em comunicado, o Waze citou como justificativa uma mudança na forma como as pessoas se locomovem: "Em 2020, a mobilidade urbana foi ressignificada. Por conta disso, gostaríamos de informar o encerramento do serviço Waze Carpool globalmente".

Apesar do anúncio, a companhia não detalhou quantos usuários serão diretamente impactados com o fim do sistema de caronas. O Waze diz apenas que tem mais de 150 milhões de usuários no mundo, sem especificar quantos usavam o serviço de carona.

"Estamos orgulhosos do que alcançamos com o nosso serviço de caronas compartilhadas e somos gratos às comunidades de usuários que nos ajudaram a reduzir o trânsito. O nosso time seguirá atuando em melhorias na mobilidade urbana para ajudar as cidades a endereçar diversos desafios, como a diminuição de congestionamentos e o planejamento urbano", completa a companhia.

Como funcionava o Waze Carpool

No Brasil, o Waze Carpool estreou em 2018. O motorista informava no app do Waze que estava disposto a receber caronas, enquanto o passageiro tinha que instalar um app específico, o Waze Carpool, informando o local que ele iria.

O sistema, então, tentava juntar motoristas que iam para determinado local, e passageiros que vão para um destino semelhante.

As caronas funcionavam com um custo menor que de outros aplicativos de mobilidade urbana, como Uber e 99, que também permitem corridas compartilhadas, mas a diferença dele era que o valor cobrado era referente à divisão da gasolina da corrida que, inicialmente, era escolhida pelo motorista e com uma média de até 5 km = R$ 4; de 5 km a 40 km = R$ 10; e acima disso = até R$ 24.

Além disso, para segurança de todos era permitido optar por viajar com alguém do mesmo gênero ou com usuários da mesma empresa, para não ter um desconforto no trajeto com pessoas desconhecidas.