Topo

Tipo Jetsons: robô japonês com IA vai trabalhar em mercadinhos; veja vídeos

TX Scara, turbinado por inteligência artificial da Nvidia, abastece prateleiras sozinho - Telexistence/Reprodução
TX Scara, turbinado por inteligência artificial da Nvidia, abastece prateleiras sozinho Imagem: Telexistence/Reprodução

Barbara Mannara

Colaboração para Tilt*, do Rio de Janeiro

29/08/2022 15h40

Um robô, turbinado por inteligência artificial (IA) da Nvidia, é o mais novo funcionário de uma rede de mercadinhos no Japão. Chamado TX Scara, ele será responsável por abastecer prateleiras sozinho.

O repositor robótico entra em ação ainda este mês, em cerca de 300 lojas de conveniência FamilyMart no país. É um projeto da startup japonesa de tecnologia Telexistence.

O sistema de IA desenvolvido pela Nvidia — conhecida fabricante de placas de vídeo para PC, que está investindo também em tecnologias para logística de depósitos inteligentes — tem um nome sugestivo e um tanto nostálgico: Jetson.

Uma referência ao desenho "Os Jetsons", popular nos anos 90, que retrata uma família vivendo em um futuro automatizado. Uma das personagens é a robô Rosie, uma auxiliar doméstica, pivô de algumas divertidas confusões.

TX Scara, porém é menos humanoide e, ao que tudo indica, mais eficiente. Veja em funcionamento nos vídeos de divulgação:

O objetivo é deixar as tarefas mais repetitivas e desgastantes para a máquina, economizando tempo e liberando os funcionários de carne e osso para atividades mais "humanas", como a interação com os clientes.

O TX Scara suprirá as necessidades mais básicas e cotidianas de estoque, como repor bebidas nas estantes do estabelecimento. A empresa estima que cerca de mil itens sejam abastecidos por dia.

O presidente executivo da Telexistence, Jin Tomioka, conta que a meta é implantar robôs em setores que ofereçam suporte à vida cotidiana, suprindo a escassez do país na mão de obra no setor varejista. Após a aplicação da tecnologia no Japão, o plano é expandir para lojas nos Estados Unidos.

Como funciona

O robô "anda" por cima de um trilho, para não perder seu caminho, e é projetado com câmeras que digitalizam cada prateleira do estabelecimento.

Projetado com redes neurais personalizadas, ele funciona com diferentes inteligências artificiais da Nvidia: uma primeira para detectar e analisar os objetos, outra para movimentar o braço robótico (e alcançar os produtos), e a terceira para análise de falhas (caso deixe uma bebida cair no chão, por exemplo).

O TX Scara é integrado, ainda, com um sistema em nuvem que mantém um banco de dados do estoque e vendas. Desta forma, consegue entender rapidamente quando é necessário repor determinado item na loja e quais têm prioridade. As informações incluem nome do produto, data, hora e quantidades estocadas.

O sistema funciona automaticamente — sem intervenção humana — em 98% das ações. A pequena margem de erro acontece quando, por exemplo, a máquina interpreta bebidas erradas ou deixa algum produto cair.

A empresa garante que as falhas não interferem no dia a dia da loja, pois há operadores humanos remotos para assumir o controle à distância e resolver a situação. Isso ocorre por meio de Realidade Virtual, integrada nas GPUs (placas físicas) Nvidia para streaming de vídeo.