Como cuidar da TV e fazê-la durar mais tempo? 3 conselhos de quem entende
Você já parou para pensar sobre como cuida da sua TV? Tem muita gente que simplesmente passa um paninho úmido de vez em quando e só se lembra do aparelho na hora de assistir.
Mas mantê-la funcionando da melhor forma possível exige outras atitudes simples, que quase ninguém toma. E isso é um problemão: quando a TV quebra, muitas vezes sai mais barato comprar outra do que consertá-la.
Mesmo o tal paninho úmido pode ser uma má ideia. "As TVs modernas, como as de LED ou OLED, apresentam uma série de camadas para que a luz seja corretamente transformada em imagem. Então, o monitor se tornou muito sensível à exposição química", diz Marcos do Amaral, professor de engenharia elétrica da Universidade Presbiteriana Mackenzie Campinas.
Ou seja: você precisa protegê-la da água. "E também do sol", ele complementa.
Confiras mais três conselhos que Tilt recebeu de especialistas no assunto.
De olho na tomada
O primeiro cuidado é onde você vai ligá-la. O mais comum é procurarmos qualquer tomada livre e conectarmos o aparelho lá. Mas isso não é uma boa ideia.
"A rede elétrica brasileira é muito instável. Ela pode ter interferências que danificam qualquer aparelho eletrônico. São feitos testes para verificar se a TV suporta todas as oscilações, mas sempre podem ocorrer situações não previstas. Por isso, se possível, utilize um filtro de linha de boa qualidade", explica Amaral.
Além de diminuírem o nível de interferências, esses filtros costumam ter fusíveis que se queimam em caso de descargas elétricas (em vez de queimarem a própria TV). Não são proteções completamente à prova de falhas, mas adicionam uma camada extra de segurança.
Se o filtro não é uma opção, tenha certeza de que a parte elétrica do imóvel está em bom estado.
"É importante que um engenheiro ou técnico qualificado verifique se a instalação elétrica segue as normas. E se o quadro de distribuição tem disjuntores, DPS (Dispositivo de Proteção contra Surtos), DR (Disjuntor Residual) e o terminal do terra em perfeito funcionamento", aconselha Rudolf Buhler, professor do departamento de engenharia elétrica da FEI.
Cuidado ao manusear
Para facilitar a limpeza ou ajustar sua posição, às vezes precisamos movimentar a televisão. Parece algo trivial, especialmente porque TVs modernas são bem mais leves que as antigas. Mas este pode ser um momento crítico: basta um impacto para detonar a integridade do aparelho
Geralmente, nossa maior preocupação é com a tela e, de fato, essa é a parte mais sensível. Até um objeto leve pode fazer um estrago, dependendo de seu formato ou do ângulo da batida. Mas mesmo choques nas laterais podem causar problemas.
"Impactos são realmente nocivos para TVs. Elas operam de forma matricial, ou seja, danificar a extremidade de uma tv pode prejudicar toda uma linha ou coluna da tela. A eletrônica de controle do monitor é muito sensível e pode ser considerada o ponto fraco do sistema", alerta Amaral.
Portanto, cuidado na hora de movê-la. E pense bem que objetos irá colocar próximo dela. Eles podem cair? Um exemplo trivial são os aspiradores verticais, que normalmente ficam apoiados em sua base, mas podem tombar com facilidade.
Para saber se uma pancada foi séria, procure pelos sintomas. "Trincas na tela, partes onde a imagem não está corretamente formada, distorcida, apagada ou com as cores erradas", lista Buhler.
Vá com calma na limpeza
Ainda que finas, TVs modernas ainda podem juntar pó na parte superior. E por terem uma área grande de tela, também é comum que ali apareçam poeira, pelos de animais ou marcas de digitais (quem tem criança em casa sabe como isso é comum...)
Por mais que o acúmulo de pó no interior da TV dificilmente venha a causar danos, é sempre bom manter as superfícies limpas, já que sujeiras ou marcas podem influenciar sua experiência assistindo.
Mas qual o jeito certo de higienizar? Em primeiro lugar, vale a regra básica: produtos elétricos e eletrônicos não podem ser expostos à água, a menos que tenham sido projetados para isso.
Para tirar sujeira leve, a solução mais simples tende a ser a mais eficaz. "Utilize apenas flanela ou panos de microfibra secos. Produtos de limpeza podem danificar a tela. Em alguns casos, ela pode possui tratamentos antirreflexo ou antiestático, por exemplo", recomenda Buhler.
Para sujeira pesada, de difícil remoção, aí sim vale umidecer o pano de microfibra ou flanela. Mas com pouquíssima água, bem levemente. Depois, passe um tecido seco para dar acabamento.
Pintaram mais dúvidas? Não hesite em consultar o manual do aparelho, que costuma dar instruções exatas para a limpeza. Se obedecer ao que estiver indicado lá, você não terá problemas.
Nós comparamos
Na primeira edição do Tilt Lab Day, testamos quatro smart TVs 4K: uma da LG, uma da Philco, uma da Samsung e uma da Toshiba. Elas tinham diferentes preços e funcionalidades, mas o modelo da LG venceu como o melhor. O da Toshiba levou na categoria melhor custo-benefício.
Confira como cada aparelho se saiu em cada quesito e tire suas dúvidas na live abaixo:
- Samsung Neo Qled de 55"
Comprar - LG C1 OLED de 65"
Comprar - Philco Roku de 50"
Comprar - Toshiba UHD 4K de 55"
Comprar
O UOL pode receber uma parcela das vendas pelos links recomendados neste conteúdo. Preços e ofertas da loja não influenciam os critérios de escolha editorial.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.