Novos celulares Nokia apostam em plástico reciclado, bateria longa e 5G
A HMD Global, empresa que licencia a marca Nokia, anunciou três novos celulares e um tablet durante a IFA, feira internacional de tecnologia realizada em Berlim (Alemanha), que acontece nesta semana. Além dessas novidades, a empresa irá oferecer um plano de assinatura de smartphones.
Como destaque, os celulares têm longa duração de bateria (com um deles prometendo até três dias longe da tomada), conexão 5G, garantia de três atualizações do Android e são feitos majoritariamente com materiais recicláveis — a empresa diz que suas ações têm como objetivo reduzir o impacto na natureza, tornando os telefones mais duráveis, tanto pelo número de atualizações de sistemas como pelo reúso de materiais.
Dos lançamentos, o único que com certeza chegará ao mercado brasileiro é o Nokia G60 5G. Quantos aos outros, a empresa não deu maiores detalhes. No entanto, devem ser rapidamente disponibilizados no mercado europeu.
Nokia G60 5G chega ao Brasil ainda neste ano
A linha G tem relação com celulares de gama intermediária da marca, e com a promessa de "durar".
O Nokia G60 5G é feito de plástico reciclado na traseira, além de contar com outras partes da estrutura com este mesmo material. A companhia promete ter uma política que ela chama de 3-3-3: 3 atualizações de Android, 3 anos de atualizações de segurança e 3 anos de garantia.
Sobre atualização, a Nokia se iguala à chinesa Realme e Xiaomi, por exemplo, só ficando atrás da Samsung, que promete até quatro anos de atualização em seus telefones.
Por dentro, ele tem processador Snapdragon 695G (de gama intermediária), da Qualcomm, tela de 6,58 polegadas (16,71 centímetros na diagonal) com resolução Full HD e taxa de atualização de 120 Hz (quanto maior esse número, melhor será a exibição das animações na tela).
Na traseira, há um sistema de câmera tripla, sendo a principal de 50 megapixels, complementado com uma de 5 megapixels (ultra-grande angular, com amplo campo de visão) e 2 megapixels (de profundidade, que ajuda a tirar fotos no modo retrato com o fundo borrado). Para selfie, há um sensor de 8 megapixels.
A bateria é de 4.500 mAh, e o telefone terá as seguintes opções de armazenamento e memória:
- 64 GB + 4 GB de RAM (que ajuda no desempenho)
- 128 GB + 4 GB de RAM
- 128 GB + 8 GB de RAM
Nokia X30 5G: "o celular mais ecológico"
A empresa diz que o corpo do aparelho é feito com 100% de alumínio reciclado; e a traseira conta com 65% de plástico reciclado — a HMD Global diz que este é o telefone "mais ecológico" já feito por eles.
O celular tem tela de 6,43 polegadas (cerca de 16,33 centímetros na diagonal) Full HD com taxa de atualização de 90 Hz. Por dentro, ele tem características semelhantes ao Nokia G60 5G, como o mesmo chip de gama intermediária, o Snapdragon 695G, e opção de
- 128 GB + 6 GB de RAM
- 256 GB + 8 GB de RAM
Na traseira, ele tem duas câmeras , sendo uma de 50 megapixels (com estabilização óptica, o que ajuda na gravação de vídeos) e outra de 13 megapixels (ultra-grande angular); para selfie, há um sensor de 16 megapixels.
A bateria é de 4.200 mAh, e o Nokia X30 5G suporta as mesmas três atualizações do Android, como o Nokia G60.
Nokia C31 promete até três dias de uso
Este é um modelo de entrada e sem conexão 5G. No entanto, a HMD Global incluiu uma bateria grande, de 5.050 mAh, o que, segundo a empresa, dá uma autonomia de até três dias a ele.
Diferentemente dos outros telefones, ele tem uma tela de 6,7 polegadas (cerca de 17 centímetros na diagonal) com resolução HD.
O processador presente nele é o Unisoc 9863A1 de oito núcleos, e conta com armazenamento de até 128 GB (expansível até 256 GB com cartão microSD), além de opções de 3 e 4 GB de memória RAM.
Na traseira, ele tem três câmeras, sendo uma de 13 megapixels e outras duas de 2 megapixels (uma como sensor de profundidade e outra como sensor macro, para ajudar a tirar fotos bem aproximadas de um objeto). Para selfie, há um sensor de 5 megapixels.
Nokia T21: um tablet "de entrada" para a família
Trata-se de um tablet "de entrada" com corpo de alumínio e plástico — 65% do material usado é fruto de reciclagem.
Ele tem processador Unisoc T612 octa-core (de oito núcleos) e uma tela de 10,36 polegadas (cerca de 26,31 centímetros na diagonal). Ele ainda conta com duas câmeras, uma frontal de 8 megapixels, e outra traseira também de 8 megapixels.
Segundo a HMD Global, ele será vendido nas opções de 64 GB + 4 GB de memória RAM e 128 GB + 4 GB de memória RAM.
Modelo de assinatura oferece celular "para sempre"
Como outras fabricantes, a HMD Global apresentou o Circular, um sistema de assinatura que incentivas os membros a ficarem o mais tempo possível com um celular da marca.
Disponível no Reino Unido e na Alemanha, o Circular terá mensalidade de 12 euros (cerca de R$ 63) a 30 euros (aproximadamente R$ 157) e permitirá que o assinante escolha um dos aparelhos do portfólio da HMD Global.
Em caso de perda, roubo ou dano acidental, a pessoal recebe um aparelho novo. O sistema também permite que o assinante pode substituir seu telefone após um período de três meses.
O Circular ainda não tem data para chegar ao Brasil. Por aqui, o Itaú oferece um sistema semelhante para iPhone, enquanto a Samsung também conta com um sistema de assinatura para celulares chamado de "Samsung sempre novo".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.