'Meu namorado': trend do TikTok usa IA para 'criar' imagem de pretendentes
Um filtro do TikTok que usa inteligência artificial (IA) tem feito sucesso entre os usuários da plataforma. Chamado de AI Greenscreen, a tecnologia cria imagens abstratas a partir de palavras digitadas.
A arte criada pode ser usada como plano de fundo criativo em um vídeo, por exemplo. Mas um uso mais curioso para o material tem chamado a atenção: internautas estão usando os termos "namorado"/"namorada" (em português e em outros idiomas) para que as imagens de seus pretendentes sejam criadas pela tecnologia.
A questão é que o resultado do filtro nem sempre se parece com humanos, o que acaba rendendo virais e memes. Abaixo, algumas formas de como o AI Greenscreen está sendo usado no TikTok:
Como funciona?
Tecnologias como a desse filtro utilizam algoritmos semelhantes aos vistos em sistemas como DALL-E mini e no DALL-E 2. Com ajuda da IA, é possível criar artes visuais apenas com pedidos descritivos dos usuários.
No caso do DALL-E, é usado um volume grande de dados processados por um algoritmo para identificar padrões existentes nas imagens e nas descrições em texto. Em seguida, o robô reúne as imagens que já tem e consegue misturá-las a partir das informações coletadas.
Por exemplo: ao escrever "cavalo na praia", o resultado pode ser uma ilustração de fundo com traços de pintura no estilo de Van Gogh.
Como usar o filtro AI Greenscreen, do TikTok:
- Abra o seu perfil no TikTok e vá na opção de Efeitos, na parte inferior da tela. Na lupa (que representa as buscas), digite "AI Greenscreen".
- Quando o filtro aparecer disponível, a tela irá exibir um campo com o destaque "Digite algumas palavras".
- Descreva a imagem que deseja obter e vá em "Criar". Pronto! Você tem o seu plano de fundo gerado por uma IA.
- Para postar o resultado, vá no botão vermelho na parte inferior da tela.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.