Topo

Perdeu o celular Android? Veja como localizar o aparelho usando o GPS

Martin Ivanov-Marten/iStock
Imagem: Martin Ivanov-Marten/iStock

Colaboração para Tilt

04/09/2022 15h36

Perdeu o seu celular Android ou conhece alguém que esteja passando por isso? Saiba que é possível tentar descobrir a localização aproximada do telefone com ajuda do GPS.

O Google trabalha com um recurso chamado "Encontre meu dispositivo" (Find My Device, em inglês). Com ele é possível rastrear o endereço do telefone, bloqueá-lo e/ou limpá-lo remotamente se o aparelho estiver ligado e com acesso à internet (wi-fi ou 4G/5G).

OBS: A dica a seguir vale também caso o seu celular tenha sido roubado ou furtado e os criminosos não tenham desativado a localização do dispositivo.

Regras para funcionar

Segundo o Google, o Android precisa estar:

  • conectado a uma Conta do Google;
  • visível no Google Play;
  • com a localização ativada;
  • com o Encontre Meu Dispositivo ativado.

Como rastrear o celular perdido, roubado ou furtado

Pela internet, entre no link www.google.com/android/find. Será preciso entrar com o respectivo login e senha do Google.

Ao preencher os dados, a localização dos dispositivos associados ao perfil surgirão automaticamente na tela.

"No mapa, você pode ver informações sobre onde ele está. A localização é aproximada e pode não ser exata. Se não for possível encontrar o smartphone, você verá o último local conhecido dele, caso esteja disponível", explica o Google.

Se você perdeu e o seu aparelho estiver no mesmo ambiente que você, por exemplo, é possível acionar um recurso sonoro. Basta seguir o som para encontrá-lo — ele toca mesmo que o aparelho esteja no modo silencioso.

Como bloquear o celular Android

Em casos de roubos ou perda definitiva, o recomendado é bloquear o aparelho para que ele não seja utilizado por terceiros.

Na mesma tela do "Encontre meu dispositivo", vá na opção "Proteger dispositivo".

Ela bloqueia o smartphone com seu PIN, padrão ou senha. "Caso você não tenha um bloqueio, é possível configurar um. Para ajudar uma pessoa a devolver o smartphone para você, adicione uma mensagem ou um número de telefone à tela de bloqueio", destaca a empresa.

Como última opção, caso tenha certeza que seu aparelho foi roubado e ele armazena informações confidenciais, como contas bancárias, um último botão permite que ao usuário "Limpar o Dispositivo". Isso vai fazer com que todos os arquivos, menos os que estão em cartões de memória SD, sejam apagados.

"Encontre Meu Dispositivo deixará de funcionar nele", alerta o Google.

IMEI, o 'CPF' do celular

Outra dica em caso de perda definitiva, roubo ou furto é solicitar o bloqueio do dispositivo através do seu IMEI (Identificação Internacional de Equipamento Móvel, em português).

O bloqueio pode ser realizado juntamente com o boletim de ocorrência nas delegacias ou diretamente com a operadora de telefonia. Esse número pode ser consultado digitando *#06# no telefone. Caso ainda não tenha o salva essa informação, faça imediatamente.

Não se esqueça do backup antes de sair de casa

Ficar sem o smartphone pode trazer dois prejuízos. O primeiro é financeiro: o custo de um novo aparelho não é um ônus que alguém deseja ter. Mas ser privado das informações contidas nos aparelhos - o segundo estrago - pode gerar ainda mais dor de cabeça. Fotos, contatos, senhas, músicas... muito das nossas vidas está registrado na memória do celular.

Por isso, para diminuir o problema, lembre-se de fazer backup com regularidade. Seus dados podem sumir não apenas por extravios, mas também por falha ou quebra do aparelho.