Recife, Fortaleza e Natal recebem sinal 5G; saiba detalhes e bairros
Três novas capitais começam a ter redes 5G ativas nesta segunda-feira (5): Recife (PE), Fortaleza (CE) e Natal (RN).
As três principais operadoras - Vivo, TIM e Claro - começam a ativar hoje suas redes nessas cidades. Dessa forma, pessoas com telefones habilitados poderão ter maior velocidade de conexão (capaz de baixar filmes em segundos) e baixa latência (tempo de resposta entre um comando e sua execução).
Com a ativação desta segunda-feira, o Brasil já conta com 15 capitais com a quinta geração de tecnologia móvel. Até dezembro, todas as capitais restantes devem ter redes 5G ativadas - a data limite era setembro, mas uma determinação recente redefiniu a data limite para o fim de novembro.
Por que Recife, Fortaleza e Natal só foram liberadas para ter 5G agora?
A implementação nas quatro capitais dependia de um sinal verde da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), que avalia o avanço de cada cidade na instalação de filtros na faixa de 3,5 GHz — a "avenida do céu" por onde passa o sinal do 5G.
Um dos principais critérios para a Anatel liberar o 5G em um local tem relação com a limpeza dessa "estrada" para que o sinal do 5G não atrapalhe o funcionamento das TVs parabólicas. Calcula-se que 10 milhões de famílias no Brasil assistem televisão a partir desse sinal.
Então, a agência realiza testes para assegurar que não haverá problemas para esse público — quem tem parabólica, inclusive, poderá receber um kit gratuito para continuar a ter acesso ao sinal de TV.
Entendendo o 5G
Antes de explicar as ofertas das operadoras, vale entender as diferenças tecnológicas dentro do 5G.
Basicamente, existem três tipos de 5G:
- 5G DSS: usa a infraestrutura e faixas de frequências do 4G para oferecer internet mais rápida (na casa dos 100 Mbps). Já existe em diversas cidades desde 2020. É considerada uma tecnologia de transição do 4G para o 5G;
- 5G NSA (Non Standalone): utiliza a frequência de 5G e o "núcleo" da rede 4G. Oferece internet super-rápida (podendo chegar na casa dos gigabits por segundo), mas não tem latência tão baixa; portanto, é boa para downloads rápidos, mas não tão boa para aplicações industriais.
- 5G SA (Standalone) ou "5G puro": usa frequência de 5G e núcleo de rede 5G (uma infraestrutura dedicada apenas a ele). Oferece internet super-rápida e latência baixa. Bom para downloads rápidos de arquivos multimídia, jogar online sem lag (atraso) e aplicações industriais.
Em todas as cidades brasileiras, as operadoras terão redes híbridas. Portanto, terão 5G NSA e 5G SA (na frequência de 3,5 GHz). A Anatel diz que o edital do 5G exige que as "operadoras tenham redes 5G SA, mas não impede que tenham também 5G NSA".
Segundo o órgão, "o objetivo é atender ao máximo o portfólio da base legada, visto que muitos usuários ainda não possuem terminais [celulares] 5G SA". Atualmente, apenas 5% dos terminais brasileiros são compatíveis com 5G SA, de acordo com estimativa da reguladora.
5G da Claro: NSA gratuito
Clientes da operadora não devem pagar a mais para ter acesso ao 5G, e funcionará tanto para planos pré como planos pós. A operadora recentemente divulgou novos planos pensados para o 5G que, inclusive, tem uso de TikTok ilimitado.
Segundo a Claro, os consumidores farão uso de uma rede 5G NSA. Apesar disso, a empresa diz que tem implementado redes SA, uma exigência da Anatel no leilão do 5G. Num primeiro momento, a empresa irá oferecer esta tecnologia para aplicações industriais e agrícolas.
Com o avanço da implementação, usuários comuns também poderão contratar separadamente planos com este 5G "puro sangue".
"As principais aplicações, como Netflix, YouTube, Uber, foram desenvolvidas para funcionar no 4G. Então, a alta velocidade do 5G NSA é mais que o suficiente. Quando tivermos aplicações que usam baixa latência, fará sentido para o consumidor ter 5G SA", afirmou Márcio Carvalho, diretor de marketing da Claro, em entrevista à Tilt por ocasião da estreia do 5G em Brasília.
"Se lançássemos 5G SA para os consumidores, eles pagariam mais caro por algo que ainda não tem aplicações específicas", acrescentou.
A Claro tem uma lista de telefones compatíveis com o 5G+. Lá tem celulares como Galaxy S22, Moto G71 5G, todos os iPhones 12 e iPhones 13, e Nokia G50.
Para alguns aparelhos, como Moto Edge 20, Moto Edge 30, Galaxy S21 e Galaxy Z Fold 3, a operadora recomenda a troca por um chip novo (SIM card).
Bairros com 5G da Claro ativado:
- Recife: Aflitos, Boa Viagem, Boa Vista, Casa Amarela, Derby, Espinheiro, Graças, Ilha do Leite, Ilha do Retiro, Jaqueira, Madalena, Paissandú, Parnamirim, Pina, Santana, Tamarineira, Torre.
- Fortaleza: Aldeota, Barra do Ceará, Barroso, Bom Jardim, Centro, Cocó, Cristo Redentor, De Lourdes, Dionísio Torres, Dom Lustosa, José Walter, Manuel Dias Branco, Meireles, Mucuripe, Parque Dois Irmãos, Praia do Futuro, Siqueira, Varjota, Vila União.
- Natal: Alecrim, Barro Vermelho, Cidade Alta, Lagoa Nova, Petrópolis, Ribeira, Tirol.
5G da TIM: parte gratuita e outra parte paga
Clientes da TIM poderão navegar em redes 5G NSA gratuitamente. A operadora vai ter uma oferta diferente para quem quiser navegar em redes 5G SA com celulares compatíveis.
Para usar a rede SA, clientes dos planos Tim Black e Tim Black Família deverão ter um smartphone compatível e contratar um "booster" de R$ 20 mensais via app Meu TIM, que dará direito a 50 GB de dados a mais, além de navegação ilimitada na plataforma de transmissões Twitch. Novos clientes desses planos não precisarão pagar a mais e terão o benefício sem custo adicional por 12 meses.
No futuro, a operadora diz que oferecerá outros benefícios, como acesso à plataforma de jogos pela nuvem AWG, que tem títulos como Fortnite, eFootball, Elder Ring e GTA V.
Segundo a operadora, donos de smartphones 5G da Samsung e da Motorola não precisam trocar de chip para usar a nova tecnologia.
Bairros com 5G da TIM ativado:
- Recife: Aflitos, Alto Santa Terezinha, Apipucos, Boa Viagem, Casa Amarela, Casa Forte, Derby, Graças, Macaxeira, Madalena, Morro da Conceição, Parnamirim, Pina, Soledade, Tamarineira, Torre, Torrões, Várzea, Zumbi
- Fortaleza: Alagadiço, Aldeota, Carlito-Pamplona, Cidade dos Funcionários, Damas, Dionísio Torres, Edson Queiroz, Fátima, Itaperi, Jacarecanga, Jardim América, Joaquim Távora, Jóquei Clube, Luciano Cavalcante, Manuel Sátiro, Maraponga, Meireles, Mondubim, Mucuripe, Pan-Americano, Papicu, Parangaba, Parque Manibura, Parque Santa Rosa, Praia do Futuro, Quintino Cunha, Rodolfo Teófilo, São João do Tauape, Vicente Pizón, Vila Peri, Vila União.
- Natal: Alecrim, Barro Vermelho, Candelária, Capim Macio, Centro, Lagoa Nova, Lagoa Seca, Mãe Luiza, Neópolis, Nova Descoberta, Pajuçara, Petrópolis, Ponta Negra, Redinha e Tirol.
5G na Vivo: NSA gratuito
Como a Claro, a operadora não cobrará inicialmente para uso das suas redes 5G. Quem quiser navegar em uma rede 5G SA da Vivo deverá adquirir um chip novo.
A operadora informou ainda que em seu portfólio conta com mais de 50 aparelhos homologados compatíveis, tanto na frequência de 3,5 GHz quanto na de 2,3 GHz.
Para obter mais informações, a Vivo tem um site falando sobre sua cobertura 5G.
Bairros com 5G da Vivo ativado:
- Recife: Boa Viagem.
Bairros em ativação: Boa Vista, Curado, Ilha do Leite, Pina, Recife, Santo Antônio e São José. - Fortaleza: Aldeota e Meireles.
Bairros em ativação: Antônio Diogo, Benfica, Centro, Cidade dos Funcionários, Cocó, Dionísio Torres, Edson Queiroz, Engenheiro Luciano Cavalcante, Jardim das Oliveiras, Joaquim Távora, José Bonifácio, José de Alencar, Mucuripe, Papiçu, Praia de Iracema e Praia do Futuro I. - Natal: Ponta Negra, Tiro, Lagoa Seca e Barro Vermelho
Bairros em ativação: Alecrim, Capim Macio, Cidade Alta, Nova Descoberta, Parque das Dunas, Petrópolis e Praia do Meio.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.