Topo

'Tinder de esquerda': novo app aproxima gente com mesma ideologia política

Como o nome sugere, Lefty quer unir casais de esquerda pelo Brasil - iStock
Como o nome sugere, Lefty quer unir casais de esquerda pelo Brasil Imagem: iStock

Aurélio Araújo

Colaboração para Tilt

06/09/2022 17h07

Para você se relacionar com alguém, o posicionamento político é um pré-requisito? Você é de esquerda e já se decepcionou com um crush bolsonarista? Quer alguém que pense parecido com você? Se as respostas forem sim, um novo aplicativo pode te ajudar a encontrar um par perfeito: o Lefty.

Este app de paquera promete ser um "Tinder de esquerda", reunindo pessoas do mesmo espectro político. O próprio nome, que vem da palavra em inglês "esquerda" ("left"), deixa clara a orientação. "O coração bate mais à esquerda" é um dos slogans.

Ele foi desenvolvido pela startup brasileira Similar Souls, especializada em criar serviços para aproximar pessoas de um mesmo nicho. Antes do Lefty, a empresa lançou o Veggly, app de namoro voltado exclusivamente a veganos e vegetarianos, que já soma uma base de aproximadamente 750 mil frequentadores, espalhados por diversos países.

Agora, em clima de eleições, a ideia é ser o cupido de pessoas de esquerda e defensores de pautas progressistas pelo Brasil afora. Eleitores de Bolsonaro, tecnicamente, até podem se cadastrar, mas provavelmente não serão bem recebidos.

O chefe-executivo da empresa, Alex Felipelli, afirma que a intenção não é "promover a polarização", mas atender uma demanda que já existe entre a população e é cada vez mais comum: a de se relacionar apenas com pessoas que têm visão política parecida com a sua.

"Basta acessar qualquer outro aplicativo e vai ser fácil notar que grande parte das pessoas já expressam seu posicionamento político, dando a entender que preferem 'dar match' com quem pensa parecido", afirma Felipelli.

Vale ressaltar que o app não é só para relacionamentos heteronormativos, ou seja, exclusivamente entre homens e mulheres. Segundo nota divulgada à imprensa, o Lefty quer abraçar a diversidade, abrangendo pessoas das diferentes orientações sexuais, identidades de gênero, religiões e etnias. O único requisito para estar "na pista" é ser alinhado à esquerda politicamente.

Por enquanto, o Lefty funciona somente no Brasil, mas deve ser expandido para mais países. O app está disponível apenas para Android ou na versão web; "socialistas de iPhone" em breve terão sua vez, com uma versão para iOS.