Cosmonauta faz homenagem à independência do Brasil com bandeira no espaço
O cosmonauta russo Oleg Artemiev publicou nesta quarta-feira (7) um vídeo em suas redes sociais onde exibe uma bandeira do Brasil no espaço, a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS).
No vídeo, Artemiev filma a bandeira verde e amarelo enquadrando o Brasil ao fundo da estação. Do vídeo, é possível observar a região do Ceará e, em outro momento da filmagem, os lençóis maranhenses.
Como é de se esperar no espaço, a bandeira permanece girando no mesmo eixo, e o cosmonauta chega a brincar um pouco com os ângulos, exibindo o tecido de outro lado e chegando a tocar nela. Assim que encostou, a bandeira começou a se mover.
Embora Artemiev não tenha mencionado nada especificamente sobre a data comemorativa — se limitando a um "olá, Brasil" — os seus seguidores logo associaram a publicação como uma homenagem ao evento de hoje, a comemoração do bicentenário da Independência do Brasil.
E ao que tudo indica, o cosmonauta é minimamente versado em cultura brasileira. Escuta a música que ele colocou de fundo na homenagem:
Cosmonauta publica ângulos inusitados da América do Sul
Oleg Artemiev acumula 683 mil seguidores no Instagram, e costuma transformar a janela da ISS em uma vitrine do mundo. O cosmonauta tem publicado uma série de vídeos de diversos países do continente sul-americano, como Peru, Argentina, Chile e, claro, o Brasil.
Anteriormente, o mesmo chegou a publicar outro vídeo do Brasil, de um ângulo em que é possível ver o Rio Amazonas desaguando no Oceano Atlântico.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.