iPhone 14: transmissão falsa que se dizia da Apple era golpe de criptomoeda
Uma falsa transmissão ao vivo no YouTube pegou carona no evento da Apple ontem (7) para tentar atrair vítimas para um golpe de criptomoeda.
Enquanto a empresa real anunciava a chegada de novos iPhone e Apple Watch, o vídeo fake reproduzia uma entrevista antiga do CEO Tim Cook. No título e no descritivo, várias palavras-chaves que poderiam atrair a atenção de quem buscava o verdadeiro evento: "Apple", "Event", "Tim Cook" e "metaverse".
Quem clicasse para assistir encontrava uma página cheia de links suspeitos, com criptografia estranha.
As imagens mostradas eram a participação de Cook em um programa da CNN Money, nos EUA, em 2018. O logo do canal e outros detalhes que revelariam a origem do conteúdo foram tapados com tarjas pretas que traziam o texto "Apple Crypto Event 2022" ("Evento de criptomoedas da Apple 2022"), "Urgent News" ("notícia urgente") e logos das criptomoedas Ethereum e Bitcoin.
O golpe deu parcialmente certo: segundo o site The Verge, a transmissão chegou a ser recomendada na página inicial do YouTube e teve pico de 70 mil espectadores.
Posteriormente, o Youtube a retirou o conteúdo do ar, mas não comentou sobre o ocorrido. Os responsáveis pelo golpe ainda não foram localizados.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.