Topo

Steve Jobs te inspira? Família cria site com lições de vida do gênio

steve-jobs-iphone-1 - Reproodução
steve-jobs-iphone-1 Imagem: Reproodução

Siouxsie Rigueiras

Colaboração para Tilt

08/09/2022 10h14

Tem sido uma semana animada para os fãs da Apple. Além do lançamento do iPhone 14 e outros produtos nesta quarta-feira (7), durante o Apple Event, entrou no ar um site para celebrar a vida do cofundador da empresa Steve Jobs.

O anúncio foi feito também ontem, por sua viúva, Laurene Powell Jobs. O Steve Jobs Archive é uma iniciativa da família e de amigos próximos para preservar o legado do executivo, considerado um ícone da inovação, do marketing e da gestão de empresas. Ele morreu por decorrências de um tumor pancreático em 5 de outubro de 2011.

O site reúne mensagens, ensinamentos e vídeos. Abre com um e-mail de Jobs para ele mesmo, enviado em setembro de 2010, com algumas frases que revelam seu lado mais íntimo e humano:

"Eu amo e admiro minhas espécies, vivas e mortas, e eu sou totalmente dependente delas para viver e para o meu bem estar".

Outras frases, como "Faça algo maravilhoso e coloque lá fora [no mundo]" e "Tenha menos certeza sobre tudo", são acompanhadas de vídeos, com o devido registro de quando e onde foram ditas. Assim, a página vira uma espécie de cronologia da vida de Jobs.

A frase "Busque caminhos diferentes", por exemplo, abre a uma citação mais ampla: "Há pouca diferença entre um artista e um cientista ou engenheiro do mais alto calibre. Eles são pessoas que buscam caminhos diferentes, mas rumam para o mesmo objetivo".

Reprodução do site Seve Jobs Archives: frases levam a trechos de vídeos e áudios do cofundador da Apple - Reprodução/Steve Jobs Archives - Reprodução/Steve Jobs Archives
Imagem: Reprodução/Steve Jobs Archives

Ele também aciona o vídeo onde Jobs fez essa declaração: em 1995, no Smithsonian, instituto educacional com diversos museus nos EUA, muito reconhecido entre apreciadores da história e da arte.

Já "erre muitas vezes" dá acesso a um áudio de 1984: uma entrevista com o ex-jornalista e filantropo Michael Moritz, que também foi autor da primeira história publicada sobre a Apple.

"Com respeito pelo passado e entusiasmo pelo futuro, o Steve Jobs Archive oferece às pessoas as ferramentas e oportunidades para fazer sua própria contribuição", diz um dos textos.

O site também promete estão sendo criados "programas, bolsas, coleções e parcerias que refletem os valores de Steve", para "levar adiante seu senso de possibilidade".