Não fazia nem 24 horas que o novo iPhone 14 havia sido lançado e Eve Jobs, filha de Steve Jobs, causou um mal-estar na empresa fundada por seu pai: publicou um meme ironizando a (falta de) inovação no celular.
Na imagem, um senhor com uma camisa bordô listrada mostrava que havia ganhado de presente outra igualzinha. O texto: "eu trocando meu iPhone 13 pelo iPhone 14."
E ela não foi a única. Piadas com a semelhança entre os produtos têm sido comuns desde o anúncio da versão 14, realizado na quarta-feira passada (7). Mas as alegações fazem sentido? Ou são só dor-de-cotovelo dos haters?
Veja onde as versões básicas do iPhone 13 e 14 se parecem, e onde de fato há vantagem no modelo mais recente.
Corpo de design
O iPhone 13 tem um carregamento sem fio, suporte aos acessórios por ímã MagSafe, é resistente à água e poeira e não tem suporte de cartão de memória. A gaveta só suporta um SIM card da operadora de telefonia. A entrada de energia, chamada de porta Lightning é a mesma para carregamento e fone de ouvido.
No iPhone 14, a novidade é que nos Estados Unidos o chip será digital, o que dispensa a necessidade de inseri-lo ou retirá-lo fisicamente. A ativação deverá ser por uma operadora. Apesar disso, no Brasil, o novo iPhone permanece com a gaveta para chips — ou seja, pelo menos para nós, nesse critério, 13 e 14 são iguais.
A firmeza na hora de segurar o iPhone 13 vem por causa das laterais planas, o que deixa o tamanho maior por causa do design mais quadrado.
A estrutura do iPhone 14 segue essa linha. Olhando os dois de perto fica difícil notar a diferença entre as gerações.
iPhone 13
- Altura: 146,7 mm;
- Largura: 71,5 mm;
- Espessura: 7,65 mm;
- Peso: 173 gramas;
- Cores: vermelho, preto, branco, azul, rosa e verde.
iPhone 14
- Altura: 146,7 mm;
- Largura: 71,5 mm;
- Espessura: 7,80 mm;
- Peso: 172 gramas;
- Cores: azul, roxo, preto, branco e vermelho.
Tela
A tela dos dois modelos é similar. O entalhe, localizado na parte superior do display, está menor do que na geração do iPhone 12. Essa "franja" serve para abrigar os sensores de reconhecimento facial e a câmera de selfie.
iPhone 13
- Modelo: OLED de 6,1 polegadas
- Resolução: 2.532 x 1.170 pixels
iPhone 14
- Modelo: OLED de 6,1 polegadas
- Resolução: 2.532 x 1.170 pixels
Bateria
Muitos consumidores da Apple costumam reclamar da baixa duração da bateria. Com o passar dos lançamentos, a empresa tem melhorado.
Entre o iPhone 13 e o iPhone 14, ela ganhou algumas horas extras. Segundo dados da Apple, as mudanças são:
iPhone 13
- Reprodução de vídeo: até 19 horas
- Streaming de vídeo: até 15 horas
- Reprodução de áudio: até 75 horas
iPhone 14
- Reprodução de vídeo: até 20 horas;
- Streaming de vídeo: até 16 horas;
- Reprodução de áudio: até 80 horas
Câmera
A disposição das câmeras no aparelho segue igual, o que levou muitas pessoas a acharem que era basicamente a mesma lente. Na verdade, esse foi um dos pontos que o novo modelo mais mudou.
Numericamente, as lentes principais do 13 e do 14 registram 12 megapixels. Mas o modelo mais atual trouxe uma melhoria nas fotos tiradas com pouca claridade, chegando a captar 48% mais luz. Ele também conta com um "Active Mode", opção para auxiliar gravações de movimento que evita imagens tremidas.
A câmera frontal do iPhone 14 também apresenta um desempenho mais otimizado em ambientes com pouca luz e disponibiliza foco automático pela primeira vez.
iPhone 13
- Sistema de câmera dupla (grande-angular e ultra-angular): 12 MP;
- Frontal: 12 megapixels.
iPhone 14
- Sistema de câmera dupla (grande-angular e ultra-angular): 12 MP;
- Frontal: 12 megapixels.
Desempenho e conectividade
Os dois modelos usam o mesmo chip de processador, o A15 Bionic. É um bom "cérebro", capaz de suportar edição de vídeos em 4K, mas praticamente não houve evolução (apenas um núcleo a mais na GPU, a unidade de processamento gráfico).
Em relação à conectividade, em lugares sem internet ou sinal de telefonia, ambos são compatíveis com um novo sistema de conexão via satélite para enviar mensagens de emergência, de acordo com especificações técnicas da Apple.
A empresa iniciou os testes nos Estados Unidos e Canadá. Ainda não há datas para a chegada do recurso no Brasil.
Um diferencial do iPhone 14 é que ele possui mecanismos de detecção de acidentes. É um recurso lançado em toda a linha 14 da Apple. Caso a pessoa se encontre em uma colisão de carro, por exemplo, o aparelho envia um alerta. Caso ela não responda, o dispositivo liga automaticamente para serviços de emergência.
iPhone 13
- Processador: A15 Bionic, CPU de 6 núcleos (2 de desempenho e 4 de eficiência), GPU de 4 núcleos e Neural Engine de 16 núcleos.
iPhone 14
- Processador: A15 Bionic, CPU de 6 núcleos (2 de desempenho e 4 de eficiência), GPU de 5 núcleos, Neural Engine de 16 núcleos.
Qual vale mais a pena?
Até aqui dá para ver que foram poucas as mudanças. Sim, há um incremento no iPhone 14, mas bem pequeno no modelo mais básico.
Ele só é mais perceptível na hora de tirar fotos e fazer vídeos — a câmera é mesmo um dos fatores que mais pesam na hora do consumidor decidir a compra, então talvez a Apple tenha apostado certo.
No mais, há alguns ganhos de processamento e bateria. Algumas melhorias inéditas focam em circunstâncias específicas, que dificilmente serão usadas no dia a dia (a detecção de acidente de carros) ou sequer estarão disponíveis no Brasil (a conexão via satélite) — é interessante saber que tem, mas aposto que ninguém quer testá-las.
Há motivos para o iPhone 14 sair mais caro que o antecessor, claro. Mas a diferença (R$ 7.599 contra R$ 5.699 nos valores atuais) chega aos 25%. E, não, o novo iPhone não é 25% melhor que o anterior.
A gente escolhe cada produto criteriosamente, de forma independente, e checa os preços na data da publicação (ou seja, podem variar!). Ao comprar pelo nosso link, ganhamos uma comissão, mas você não paga a mais por isso.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.