Oktoberfest 2022: Frigobar com 30 cervejas da Heineken é golpe; se proteja
Mais uma vez, a Heineken é a isca para golpes virtuais. Desta vez, na época da Oktoberfest — festival cervejeiro que acontece em várias cidades em outubro —, uma promoção falsa já está circulando pelo WhatsApp, supostamente oferecendo um mini frigobar com 30 garrafas cervejas da empresa para quem fizer um rápido teste online.
A fraude tem o título de "Promoção Heineken Oktoberfest 2022". Caso a pessoa forneça algum dado pessoal no formulário, os cibercriminosos podem usá-los para práticas ilícitas. A tática é conhecida como phishing (mensagens fraudulentas para obter informações sensíveis, como números de cartão, documentos e senhas), uma das mais comuns na internet.
No Twitter, um homem relatou ter seguido todos os passos e foi cobrar a Heineken por ainda não ter recebido o suposto frigobar cheio de cerveja. A própria empresa respondeu o tuíte, alertando que não faz nenhuma ação deste tipo pelo WhatsApp e que não solicita dados das pessoas de forma ativa.
Na falsa página do brinde, são usadas imagens reais de produtos da Heineken e seu logo, mas podemos constar erros de português e de estilo, como acentos errados, letras maiúsculas e palavras estranhas. Um golpe não muito bem feito.
Esta não é a primeira vez que a Heineken é envolvida em mensagens para ludibriar desavisados do mundo virtual. Em 2020, um golpe com a cerveja verdinha atingiu 159 mil pessoas, usando outro tema de relevância social o: "fique em casa", da pandemia.
Evite cair em golpes com 5 dicas rápidas
Para não cair em golpes que utilizam aplicativos de mensagens, como WhatsApp e Messenger, e nem espalhá-los para mais gente, tome as devidas cautelas:
- Não clique em links recebidos em mensagens;
- Verifique no site oficial da empresa a veracidade da informação;
- Desconfie de presentes, brindes e grandes descontos;
- Não informe seus dados pessoais ou realize pagamentos se não tiver certeza de que a página é real e segura;
- Não compartilhe a mensagem ou o site se não tiver certeza da veracidade.
Conheça também outros golpes comuns que cibercriminosos costumam aplicar e como se proteger de cada um deles.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.