BeReal ganha 'clone' no TikTok e pode incluir recursos pagos
Contrário ao funcionamento do Instagram, a rede social da moda agora é a BeReal, focada em fotos espontâneas, sem filtros. Essa característica tem feito tanto sucesso que até o TikTok decidiu copiá-la.
A plataforma de vídeos curtos começou a liberar a função "TikTok now" (TikTok agora, na tradução direta). Com ela a pessoa pode capturar e publicar o que está fazendo no momento usando a câmera frontal e traseira do celular — assim como funciona no BeReal.
Para estimular o uso do novo recurso, a plataforma enviará notificações diárias solicitando que a pessoa capture um vídeo de 10 segundos ou uma foto estática na hora (não ficou claro se é possível desligar os alertas).
Nos EUA, a novidade poderá ser acessada no próprio app do TikTok. Já em outros países, será preciso usar um aplicativo à parte.
"Continuaremos aprimorando a experiência do usuário à medida que aprendemos mais sobre como a comunidade TikTok adota esse novo formato criativo", diz a companhia.
Usuários do TikTok Now com menos de 18 anos não poderão compartilhar seu conteúdo na página Explorar, diz o comunicado da empresa.
Quem tem menos de 16 anos terá um perfil privado no app TikTok Now por padrão. Pessoas com idades entre 13 e 15 anos estarão limitadas a comentar apenas nas postagens de seus amigos.
BeReal pode ser pago
O BeReal está considerando incluir funções pagas em sua plataforma a fim de evitar publicidade no estilo Instagram, de acordo com o jornal britânico Financial Times. A previsão é que eles cheguem aos usuários no segundo semestre de 2023.
O acesso ao aplicativo, assim como sua principal função de "postar foto de agora", continuarão sendo gratuitos. Funcionalidades extras é que serão pagas.
Segundo o jornal, esse pagamento se assemelha às assinaturas Premium do Discord, plataforma usada por gamers e entusiastas de criptomoedas, na qual cobra uma taxa mensal de R$ 12,49 ou R$ 24,99, dependendo da assinatura, por conteúdo bônus, como adesivos digitais.
As informações ainda não foram confirmadas pela empresa.
A moda do BeReal
Fundado em janeiro de 2020, o objetivo do BeReal é estimular a espontaneidade e a autenticidade. Essa premissa parece ter conquistado pessoas. Nos primeiros meses do ano, a plataforma viu um crescimento de mais de 300%.
Notificações são enviadas em horários diferentes todos os dias e os usuários têm uma janela de dois minutos para postar. Detalhe: é necessário compartilhar fotos para ter acesso às postagens dos amigos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.