Topo

Astronauta da Nasa vai ao espaço em nave com dois russos; assista ao vivo

Francisco "Frank" Rubio, da Nasa, Sergey Prokopyev e Dmitry Petelin, da Roscosmos, em frente à cápsula Soyuz MS-22 - Yuri Gagarin Cosmonaut Training Center
Francisco 'Frank' Rubio, da Nasa, Sergey Prokopyev e Dmitry Petelin, da Roscosmos, em frente à cápsula Soyuz MS-22 Imagem: Yuri Gagarin Cosmonaut Training Center

Marcella Duarte

De Tilt

21/09/2022 04h00Atualizada em 21/09/2022 12h12

Hoje (21), mais três astronautas irão espaço: Frank Rubio, da Nasa, e Sergey Prokopyev e Dmitri Petelin, da agência espacial russa Roscosmos. O lançamento acontece às 10h54 (horário de Brasília) e será transmitido ao vivo.

Eles dividirão uma cápsula russa Soyuz, lançada do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão. Será uma jornada de pouco mais de três horas até a Estação Espacial Internacional (ISS), onde viverão por seis meses.

A Nasa vai transmitir todo o processo em tempo real, confira o cronograma:

  • 10h - Início da transmissão
  • 10h54 - Lançamento
  • 13h15 - Chegada e acoplamento na ISS (previsto para 14h11)
  • 16h30 - Abertura da escotilha e entrada dos três astronautas

A nave Soyuz vai acoplar no módulo Rassvet da ISS, por volta das 14h10. Cerca de duas horas depois, após alguns procedimentos de segurança, as escotilhas entre a cápsula e a estação serão abertas para que os novos tripulantes entrem.

Será a primeira vez de Rubio e Petelin no espaço e a segunda de Prokopyev, que já viveu na ISS em 2018.

Assista ao vivo aqui:

Expedição 67/68

A chegada do trio inaugura a Expedição 68 da estação, se juntando aos atuais habitantes: Thomas Marshburn, Raja Chari, Kayla Barron, Kjell Lindgren, Robert Hines e Jessica Watkins, dos Estados Unidos; Matthias Maurer, da Alemanha; Samantha Cristoforetti, da Itália; e Oleg Artemyev, Denis Matveev e Sergei Korsakov, da Rússia.

A ISS ficará superlotada, com 14 pessoas, mas é por pouco tempo. Na semana que vem, três cosmonautas (como são chamados os astronautas russos) que estão no espaço desde março voltarão à Terra: Matveev, Korsakov e Artemyev — atual comandante da estação.

Samantha Cristoforetti, da ESA (agência espacial europeia) assumirá o comando. A cerimônia de troca também será transmitida ao vivo, na próxima quarta-feira (28), a partir das 10h35.

Foguete russo Soyuz-2.1a no Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão - Nasa/Bill Ingalls - Nasa/Bill Ingalls
Foguete russo Soyuz-2.1a, que lançará a cápsula com os três passageiros, no Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão
Imagem: Nasa/Bill Ingalls

Troca de assentos

Mesmo em meio à guerra na Ucrânia, Russia e Estados Unidos têm um acordo para manter a rotatividade de tripulação da ISS. Astronautas da Nasa podem ser lançados em naves Soyuz e cosmonautas da Roscosmos nas cápsulas Crew Dragon, da SpaceX.

Na missão Crew-5, prevista para decolar dos EUA em 3 de outubro, estará a bordo a russa Anna Kikina, ao lado dos norte-americanos Josh Cassada e Nicole Mann (a primeira mulher indígena em uma missão espacial de longa duração), e do japonês Koichi Wakata. Kikina será a primeira pessoa de origem russa a voar em uma nave privada dos Estados Unidos.

A troca de assentos continua no ano que vem, com a astronauta Loral O'Hara na Soyuz MS-23 e o cosmonauta Andrei Fedyaev na Crew-6, previstas para o primeiro semestre.